quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Castração: quanto mais cedo, melhor

Médico veterinário Jefferson Garotti, da Clinicanis, de São Paulo.

Dono responsável castra seu pet


Você já parou para pensar de onde vêm os animais que vagam pelas ruas do seu bairro e de sua cidade? Em boa parte das vezes, eles são as crias indesejadas de animais que têm dono. Basta um pequeno descuido do proprietário para que uma cadelinha no cio ceda aos encantos do charmoso cachorrão do vizinho. Só que nem sempre esses namoros têm final feliz. Muitos acabam com a rejeição da fêmea prenhe ou dos filhotes, que passam a engrossar as estatísticas sobre bichos abandonados de norte a sul do país.
Animais na rua têm futuro pouco promissor. A grande maioria enfrenta fome, doenças, riscos de atropelamento, envenenamento e violência. Parte deles acaba nos já superlotados abrigos de animais ou em centros de controle de zoonoses (CCZs). Muitos morrem ainda jovens e poucos têm a sorte de ganhar um lar e uma família. E ao contrário do que muitos pensam, animais de raça também são vítimas do abandono.

Castrar é a solução
A medida mais eficiente para controlar o crescimento das populações de cães e gatos é a castração, cirurgia que remove o útero e os ovários das fêmeas e os testículos dos machos. Além de evitar crias indesejadas, a castração também pode trazer diversos benefícios à saúde que aumentam a longevidade do seu animal, seja ele cão ou gato, macho ou fêmea, de raça ou SRD (sem raça definida).

O ideal é castrar machos e fêmeas ainda filhotes, tão logo tenham recebido todas as vacinas - o que ocorre por volta do quarto mês de idade. Quanto mais precoce a castração, maiores são seus benefícios. "Já está provado que os animais não têm nenhum problema por conta da insuficiência hormonal", destaca o médico veterinário Jefferson Garotti (CRMV 6317), da Clinicanis, de São Paulo.

Benefícios para as fêmeas
A castração é uma prevenção efetiva contra doenças que podem colocar a vida das fêmeas em risco. A mais comum é o câncer de mama, desencadeado pela ação dos hormônios femininos a cada cio (período de receptividade sexual que ocorre normalmente a cada seis meses nas cadelas e a cada três meses no caso das gatas).

"Mais de 20% das cadelas desenvolvem o câncer de mama se não forem castradas precocemente. Por quanto mais cios ela passa, maior é a possibilidade de a doença surgir", detalha Garotti. A castração das fêmeas previne também a pseudociese (gravidez psicológica) e a piometra (uma grave infecção uterina). Além disso, traz ainda a comodidade de evitar manchas de sangue pela casa na época do cio.

Vantagens para os machos
A castração também é benéfica para a saúde dos machos, pois previne o surgimento de doenças como o câncer de próstata e elimina completamente a possibilidade de tumores nos testículos.
Segundo Garotti, o principal benefício da castração dos machos está na prevenção e na melhora de comportamentos associados aos hormônios masculinos, tais como demarcação de território, agressividade por domínio sexual, hipersexualidade ou fugas em busca de parceiras para acasalamento.

Machos castrados antes dos seis meses não desenvolvem comportamentos inconvenientes, como fazer xixi pela casa toda ou simular o ato sexual nas pernas das pessoas. Após essa idade, a castração ainda traz benefícios, porém, os comportamentos surgidos em decorrência da ação dos hormônios já terão se transformado em hábitos de difícil eliminação. "É impossível mudar a maioria dos comportamentos. O macho que já levanta a perna para fazer xixi vai continuar levantando", exemplifica Garotti.

Mitos da castração
Vivemos numa sociedade machista e muitos homens resistem à idéia da castração dos pets do sexo masculino por acreditarem que eles se tornarão menos machos. "A castração não vai mudar o animal. Ele continuará sendo o que sempre foi", informa o médico veterinário.

Muitos também acreditam que a castração levará o animal à obesidade. Para Garotti, essa é apenas uma meia verdade. "Existe sim a possibilidade de ganho de até 15% de peso em função das mudanças no metabolismo, mas a responsabilidade é do dono que disponibiliza alimento em excesso". Ração light e atividade física bastam para evitar que o animal castrado venha a engordar.

Anestesia e cirurgia
Todo e qualquer procedimento cirúrgico envolve o risco da anestesia, porém, já existe um método anestésico mais seguro. A anestesia inalatória (mistura de gás anestésico com oxigênio) permite o controle constante da dosagem com a rápida resposta do organismo e a significativa redução dos riscos em comparação com os anestésicos injetáveis.

"Outra vantagem da anestesia inalatória é que ela leva o animal a um maior grau de relaxamento, facilitando a intervenção cirúrgica", explica Garotti. No casos das fêmeas, esse maior relaxamento é especialmente positivo, pois permite incisões bem menores para a retirada do útero e dos ovários.

A cirurgia de castração demora cerca de 10 minutos nos machos e aproximadamente 40 minutos nas fêmeas. A maioria dos animais recupera-se em até quatro dias após a operação. Dependendo da técnica utilizada pelo veterinário, a incisão pode ser fechada com pontos plásticos internos que não precisam ser retirados. Outra possibilidade é suturar com pontos comuns, que normalmente são retirados sete dias após a cirurgia, encerra Garotti. (Reportagem de Nanci Corbioli)
* O CCZ de São Paulo mantém uma campanha de castração gratuita - Para saber mais, acesse: http://adotacao.blogspot.com/2009/03/campanha-de-castracao-gratuita-no-ccz.html

20 comentários:

  1. eu posso castrar minha gatinha no ccz de guaruja????
    meu email eh
    priscila_borges87@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Priscila,

    Não sei informar se o CCZ do Guarujá presta esse serviço à população, mas acredito que o órgão faça apenas a castração dos animais que ele recolhe das ruas. De qualquer modo você pode conversar com o veterinário de sua gatinha. Boa decisão a sau de castrar a bichinha. Parabéns!

    Abraço,
    Nanci
    Animais para Adoção - SP

    ResponderExcluir
  3. Tenho um york de 2 anos e meio e um chow chow de 3 meses, se eu castrar os dois eles vão parar de brigar???
    Pois o york levou 5 pontos no pescoço semana passada!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Creio que as brigas podem diminuir muito sim. Isso porque o chow chow ainda é bem novinho, certamente não vai desenvolver o comportamento típico dos machos. Quanto ao York, que já tem 2 anos e meio, pode até melhorar, mas não sei se resolve 100%. Mas se o maior estiver castrado, você já vai sentir uma boa melhora. De qualquer modo, o chow chow ainda é novidade na rotina do york e ele deve estar sentido muito ciúmes do novo amiguinho.

    Eu sugiro que você converse com o veterinário de seus cães. Ele pode dar boas dicas sobre como lidar com essa situação e também tem como explicar melhor do que eu os benefícios comportamentais trazidos pela castração.
    Fale com ele ;-)

    Nanci

    ResponderExcluir
  5. Quero castrar minha cachorrinha28/3/09 00:07

    Olá

    Tenho uma poodle toy e ela este ano faz 10 anos. Sua saúde é excelente, porém, ela vem apresentando gravidez psicológica com certa frequência, e por temer que ela venha a ter um tumor, gostaria de saber se ela ainda pode ser castrada.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Acredito que ela possa ser castrada sim, mas isso vai depender do estado geral de saúde dela. Leve-a ao veterinário para que ele faça uma avaliação. Muito provavelmente ele pedirá alguns exames antes de dar a reposta.

    Abraço,
    Nanci

    ResponderExcluir
  7. Por favor, sabem se a zoonozes de sorocaba faz castração gratuíta?Abandonaram uma FOX PAULISTINHA na minha casa e pretendo doá-la mas queria castrá-la antes.
    Grata,
    Patrícia.

    ResponderExcluir
  8. oi bom dia gostaria de castrar a minha gatinha , quanto vcs cobra pr castar? eu acho que esla está de cria, quanto tempo depois de nascer os gatinhos eu posso castar?muito obrigado bjss

    ResponderExcluir
  9. Olá Raquel

    O CCZ de São Paulo mantém uma campanha de castração gratuita em clínicas conveniadas. Para mais informações, acesse: http://adotacao.blogspot.com/2009/03/campanha-de-castracao-gratuita-no-ccz.html

    Geralmente os gatinhos são castrados por volta dos 3 meses de idade, depois de tomarem as vacinas. O ideal é conversar com o veterinário pos ele avaliará as condições de cada gatinho para saber quando cada um poderá fazer a cirurgia.

    Abraço,
    Nanci

    ResponderExcluir
  10. Tenho um lhasa de 10 meses ele não demarca o território em todos s lugares somente em um não faz emcarros nada sera q a castração pode ajudar ele não tem o habito de fazer isso todo dia aco q só uma vez por semana

    ResponderExcluir
  11. posso castrar um lhasa de 1 ano ? adianta ?

    ResponderExcluir
  12. Olá helobaggio

    Pode castrar sim, com isso você estará evitando que ele venha a ter câncer de próstata e eliminando completamente a possibilidade de tumores nos testículos. Mas nessa idade você já não vai conseguir algumas mudanças de comportamento. Não sei qual é exatamente o problema que você pretende resolver, mas sugiro que você converse com o veterinário sobre as melhorias que poderão ser obtidas.

    ResponderExcluir
  13. mauricelia13/1/11 21:23

    sou afvor da castração é saudavel é um ato de amor com seu animal de estimação.

    ResponderExcluir
  14. Júlia Martins10/2/11 16:31

    Olá! Minha parceirinha acabou de completar 11 anos, todo esse tempo cometemos a irresponsabilidade de não castrá-la, quando fomos nos preocupar com isso, já era tarde demais. Ela também nunca cruzou porque não a acostumamos a se aproximar de outros cães, ela não consegue nem chegar perto. Estou com muito medo de que isso desencadeie alguma doença, por enquanto não tenho dinheiro para levá-la ao veterinário e fazer os exames de check up. Levarei o mais rápido possível, enquanto isso, alguém pode me dar uma dica de prevenção? Algo na alimentação, exercícios ou remédios que possam prevenir doenças?

    ResponderExcluir
  15. quero muito castra minha gata mais os valor tão saino muitos caros e meu pai não deixar eu castra com esses valores gente me ajuda???????e minha tia ela tambem quer castra seu cachorros e gatos mais são muitos são 2 cachorros e 5 gatos!!!

    ResponderExcluir
  16. Pamela,

    Você não diz qual é sua cidade. Se for São Paulo mesmo, tem a campanha de castração gratuita da prefeitura. Você encontrará mais informações em http://adotacao.blogspot.com/2009/03/campanha-de-castracao-gratuita-no-ccz.html

    Tem também os Veterinários Solidários que praticam preços mais acessíveis. Veja em http://www.arcabrasil.org.br/acoes/vet/lista.htm

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber qual o endereço para eu castrar gratuitamente uma cachorrinha,que peguei para cuidar,pois achei a coitadinha em uma lixeira.Tenho um cachorro tambem poriço precizo castrar a cachorrinha.
    Certa que terei resposta o mais breve possivél, agradeço antecipadamente.(mora em Campinas)

    ResponderExcluir
  18. Anônimo4/7/11 21:51

    Olá Elizabeth,

    Em Campinas havia um programa de castração gratuita no primeiro trimestre de 2011. Não sei informar se a iniciativa continua ativa. Por favor informe-se diretamente no CCZ de sua cidade: http://ccz.campinas.sp.gov.br/index.php?page=7

    Endereço:
    Rua das Sapucaias, 115
    Parque Via Norte - Campinas/SP
    Telefone:
    (19) 3245-1219

    ResponderExcluir
  19. Anônimo5/2/12 17:37

    Ola,Gostaria De Saber Quanto Custa Um Ultrassom

    ResponderExcluir
  20. Anônimo4/4/12 17:39

    como fasso pra cadastra meu cachorros para doar?
    meu e-mail izabellylima@gmail.com

    ResponderExcluir

LEIA AQUI ANTES DE DEIXAR SUA MENSAGEM -

Deseja adotar ou mais informações sobre um animal anunciado?

Então entre em contato direto com a pessoa responsável. O telefone ou e-mail aparecem sempre destacados no final de cada postagem. Eu faço somente a divulgação, nenhum desses animais está comigo. No caso de outros assuntos que exijam resposta, deixe seu e-mail para contato. Não damos retorno por telefone.