domingo, 1 de fevereiro de 2009

MODELO DE TERMO DE ADOÇÃO RESPONSÁVEL

O TERMO DE ADOÇÃO RESPONSÁVEL é o documento que esclarece ao adotante quais são suas responsabilidades em relação ao animal adotado. Ele deve ser assinado pelo adotante e pelo doador. O doador deve solicitar ainda cópias xerox do RG, do CPF e do comprovante de residência do adotante e guardar anexadas com sua via do termo de adoção responsável. No caso de constatação de maus tratos ou negligência, essa documentação facilitará a denúncia caso o problema não possa ser resolvido amigavelmente. O adotante que se recusa a assinar o documento, certamente não tem boas intenções para com o animal . Nesse caso, cancele a doação.

ADAPTE O MODELO ABAIXO E NÃO SE ESQUEÇA DE ATUALIZAR A DATA!

Nome do adotante:
Identidade (RG):
CPF:
Endereço residencial:
Bairro:
Cidade/Estado/CEP:
Profissão:
Fone (com DDD):
Celular:

Nome do animal:
Espécie: ( ) cão ( ) gato
Sexo: ( ) macho ( ) fêmea Idade:
Raça ____________________________ ( ) SRD-sem raça definida
Cor(es) da pelagem:
Porte: ( ) mini ( ) pequeno ( ) médio ( ) grande ( ) gigante
Castrado? ( ) sim ( ) não
Vermifugado nos últimos 3 meses? ( ) sim ( ) não ( ) sem informação
Vacinado? ( ) sim ( ) não ( ) sem informação - Se sim, quais vacinas recebeu: _______
Necessita de medicamentos diariamente? ( ) sim ( ) não - Se sim, quais: _______
Endereço onde ficará o animal: ( ) o mesmo acima ( ) outro: Qual? _____________

Nome do doador:
Endereço:
Fone:
Celular:

Ao adotar o animal acima descrito declaro-me apto para assumir a guarda e a responsabilidade sobre este animal, eximindo o doador de toda e qualquer responsabilidade por quaisquer atos praticados pelo animal a partir desta data.

Declaro ainda estar ciente de todos os cuidados que este animal exige no que se refere à sua guarda e manutenção, além de conhecer todos os riscos inerentes à espécie no convívio com humanos, estando apto a guardá-lo e vigiá-lo, comprometendo-me a proporcionar boas condições de alojamento e alimentação, assim como, espaço físico que possibilite o animal se exercitar.

Responsabilizo-me por preservar a saúde e integridade do animal e a submetê-lo aos cuidados médico veterinários sempre que necessário para este fim. Comprometo-me a não transmitir a posse deste animal a outrem sem o conhecimento do doador.

Comprometo-me também, a permitir o acesso do doador ao local onde se encontra o animal para averiguação de suas condições. Tenho conhecimento de que caso seja constatado por parte do doador situação inadequada para o bem estar do animal, perderei a sua guarda, sem prejuízo das penalidades legais.

Comprometo-me ainda em ESTERILIZAR (castrar) o animal adotado, se o doador já não o tiver feito, contribuindo assim para o controle da população de animais domésticos.

Comprometo-me a cumprir toda a legislação vigente, municipal, estadual e federal, relativa à posse de animais.

Declaro-me assim, ciente das normas acima, as quais aceito, assinando o presente Termo de Responsabilidade, assumindo plenamente os deveres que dele constam, bem como outros relacionados à posse responsável e que não estejam incluídos neste Termo.

Abandonar ou maltratar animais é crime. Pena: 3 meses a 1 ano de detenção e multa (Lei Federal 9605/98)

____________________________________
Assinatura do Adotante

____________________________________
Assinatura do Doador


São Paulo, _____ de ________________ de 20XX.

18 comentários:

  1. oi queridos vim aqui pra dize o quanto é gratificante adotar um animal , em julho de 2005 adotei uma gatinha preta ela era muito pequena e peluda mes que vem vai faze 4anos que estou com ela e a amoo tanto que nao sei o que seria de mim se essa fofa .. dei o nome a ela de ninja ela é carinhosa esperta ate demais mas gostaria de saber se nao tem como eu consegui um comprovante da adoçao dela eu adotei la no extra aboliçao aq de campinas , a adoçao tem que ser seria ne e estou aq pra mostra isso que vale a pena , entao por favor queria uma certidao para a ninja me digam alguma coisa estou esperando meu nome e jaqueline de cassia santos vcs tem o cadrastro ai ne? bjooos e sou muito feliz por estar com ela ....

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Acho super importante fazer uma adopção responsável.
    Mas também acho que com tantas exigências, as pessoas perderão a motivação para continuar a adoptar.
    Adopção responsável sim, mas sem exageros. Estive para adoptar um gatinho e a pessoa queria até escolher o tipo de ração que eu deveria dar ao animal (pois a do supermercado não era boa o suficiente) e queria também visitar a minha casa. Claro que não avancei com aquela adopção.
    Como vou confiar numa estranha para entrar em minha casa? Tem de haver bom senso sim, mas de ambas as partes.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/6/12 11:54

      como a pessoa vai saber se tens condições de adotar um gato sem ver tua casa? falar é facil, tem que mostrar mesmo. E rações de supermercado não prestam, nenhuma delas presta.

      Excluir
    2. Assim como você não aceita um estranho na sua casa para avalia-la, porque então um doador deve então confiar um animal que deu tanto trabalho de cuidar a um ESTRANHO? Acho que isso é até pouco...

      Excluir
  3. Oi Anônimo,

    Eu discordo de você. Acho que nenhum protetor em sã consciência pode entregar um animal a uma pessoa estranha sem primeiro ver se o local é limpo e seguro e sem voltar depois de algum tempo para ver se está tudo certo. Quando um protetor recolhe um animal da rua, cria amor por ele, tem despesas altas com veterinários, medicamentos, castração etc.... É óbvio que o protetor vai quer ver com os próprios olhos se o adotante trata bem ou não aquele bicho que ele fez tanto esforço para tratar e deixar saudável. Quanto à marca da ração, provavelmente ela estava recomendando aquela que o gatinho já estava acostumado a comer.

    Abraço
    Nanci

    ResponderExcluir
  4. Jaqueline,

    Eu apenas faço a divulgação dos animais na internet. Não sei de que certidão você está falando. Você acha que falta algum documento? Sugiro que você volte à feira do Extra Abolição e veja com eles que documentação é essa. Você não ficou com os contatos de quem doou a Ninja?

    Abraço,
    Nanci

    ResponderExcluir
  5. Quem ama e teme a Deus ama, respeita, protege e ampara os animais! Não há nada mais lindo do que obedecer a 1ª ordem que Deus deu ao homem ainda no Jd do Eden (GENESES CAPÍTULO 2)! A MELHOR ESPÉCIE QUE DEUS CRIOU E ESSA QUE AMA,RESPEITA, PROTEGE,DEFENDE E AMPARA OS ANIMAIS!Tenho feito o meu melhor para colaborar com esta causa tão nobre e linda!Cristão verdadeiro é,inerentemente, ECOLOGISTA/AMBIENTALISTA!Quem ama a Deus ama o que Ele criou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus não tem nada a ver com isso. Sou ateia, voluntária em prol dos animais há mais de 10 anos, protetora, alimento os animais de rua em bairros carentes, participo como voluntária em feira de adoção, etc e o faço por amor aos animais. Sem esse papinho de que só é bom quem segue a Deus. Bondade, caráter e responsabilidade vem da pessoa e é inerente a qualquer outra coisa. Nao, não faço porque alguém mandou ou por seguir alguma lei seja de quem for.

      Excluir
  6. Quero dizer que o trabalho de vocês é lindo. Tive um cachorro que foi entregue na rua para uma vizinha, pois o rapaz que comprou e ia dar para a filha de natal teve um dilema com a esposa que expulsou o cachorro de casa. Este cachorro foi a minha felicidade por 16 anos, e no último final de semana ele partiu, é sofrido até agora, mas estou procurando outro, sei que cada cão tem a sua personalidade, mas sinto muita falta de patinhas em casa. Pretendo achar um cão em um destes sites. Parabéns, é muito amor que vcs tem

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4/1/11 19:54

    acho que o trabalho que voces fasem estão de parabens fico feliz em saber que ah ainda pessoas nobres que penssam no proximo que deus os abençoe e os guiem por toda vida feliz 2011 e muito sucesso a todos que ajudam os animais

    ResponderExcluir
  8. vou adotar um cadelinha nao vejo a hora de ela chegar nao ligo de alguem vim na minha casa pois nao tenho nada para esconder e vou adorar a visita pois sei que eles se preucupa com o lugar aonde ela vai morar e acho bacana eles dar valor no serviço que trabalha e vamos ver oque vai dar? me deseja boa sorte

    ResponderExcluir
  9. adotei uma gata linda castrada de uma protetora mais depois de quase um mes ela fugiu ou seja ela sempre saia para um jardim do ladinho de minha casa e sempre voltava um dia n voltou mais...estamos tristes pois com certeza alguem a pegou se não ela estaria aqui estamos ainda na esperança de ela voltar a proteotrea esta chateada n fal mais comigo o qwue pode ocorrer assinei termo de adoção solange

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lugar de gato é dentro de casa. Talvez por isso a protetora tenha ficado chateada com vc. Sua gata nao foi roubada, ela foi morta. OU comeu veneno, ou foi atropelada, ou mesmo fizeram outra maldade com ela. Mania boba essa de achar que o animal foi roubado. Para garantir a saude e bem estar do seu gato, só mantendo dentro de casa. Não é pq ela é castrada que deva ficar na rua, e não, criar indoor nao eh judiação. Judiação é deixar o bicho morrer qdo se pode evitar

      Excluir
  10. Não Vejo exagero nas adoções, temos de agir neste mundo como se age com bandido, a meu ver quem tem medo da polícia é bandido e quem tem medo da responsabilidade , está mal intencionado, vamos ou eu pelo menos dificultar ao máximo a adoção, salvei o cão de um atropelamento para entregar a um assassino?

    Dá um tempo né?

    Give me a Break!

    ResponderExcluir
  11. A questão da ração é muito relativa, discordo que as de supermercado sejam ruins, não se pode generalizar. Mas quanto a visita pós adoção, APOIO! Estou em vias de adotar um cachorrinho, e não me importo de receber a doadora aqui em casa, pois verá o quão bem tratado o seu pupilo está. Infelizmente, no mundo em que vivemos, estas medidas são necessárias.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo4/2/13 21:19

    boa noite meu nome e luciano ,eu fui adotar um filhotinho de cachorro no pet canto lindo no tucuruvi e la a moça que estava atras do balcao e mim disse que eu tinha que assinar um termo de responsabilidade ate ai tudo bem ,falou tambem que eu tinha que comprar a raçao dele tudo bem ele tem que comer;;;;ai ela me falou que eu tinha que comprar um remedio para verme que gustava 7 reais tabom ,chamou um rapaz e falou vai la na vitrine escolher o cachorrinho tabom escolhi o cachorrinho fui no balcao asinae=ar o termo e ai veio a surpreza ,a moça do balcao falou; aqui esta a raçao e o remedio de verme ele gusta 30 reais ai eu falei 30 reais mas vc nao falou q o remedio gusta 30 reais e sim 7 ai ela falou se vc quiser adotar o animal vai ter q comprar o remedio si nao vc nao leva o animal ai eu falei eu nao posso comprar em outro lugar ,ai ela falou nao vc tem q comprar aqui ,,,,,,,e nao deichou eu traser o animalzinho ,gostaria de saber se eu tenho q comprar o remedio no pet dela ou eu posso comprar em outro lugar isson e um abisurdo isso nao parese ser uma doaçao e sim um comercio disfarsado vcsnao acha o pet e no tucuruvi canto lindo na av major dantas cortes...........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você precisa treinar a escrita!

      Excluir
  13. Boa noite, meu nome é Taina ...
    Eu estava querendo adotar um gatinho, e queria saber como funciona, e as datas, e se sempre esta tendo essas oportunidades de adoção... Desde já, agradeço

    ResponderExcluir

LEIA AQUI ANTES DE DEIXAR SUA MENSAGEM -

Deseja adotar ou mais informações sobre um animal anunciado?

Então entre em contato direto com a pessoa responsável. O telefone ou e-mail aparecem sempre destacados no final de cada postagem. Eu faço somente a divulgação, nenhum desses animais está comigo. No caso de outros assuntos que exijam resposta, deixe seu e-mail para contato. Não damos retorno por telefone.