domingo, 28 de dezembro de 2008

O que você precisa saber antes de adotar um animal


ANIMAL NÃO É BRINQUEDO - SENTE TRISTEZA, FRIO, DOR E MEDO


Você está preparado para adotar um animal? Para fazer uma adoção consciente e não se arrepender depois, refllita sobre os seguintes pontos:

  • Cães e gatos vivem 15 anos em média. Você tem condições de assumir essa responsabilidade ao longo desse tempo?

  • Se você sair de férias ou viajar no feriadão, quem vai cuidar do seu amigão?

  • Assim como você, os animais também não gostam da solidão. Ter um animal para trancá-lo na lavanderia ou deixá-lo sozinho em casa o dia todo não é uma atitude correta. Ou o animal pode conviver com a família ou é melhor não tê-lo.

  • Animais que vivem confinados em pequenos espaços ou presos em correntes podem sofrer graves distúrbios de comportamento, desconforto, atrofia óssea ou muscular, obesidade e depressão.

  • Crianças não podem ser as responsáveis pelos animais. Se seu filho quer um bicho mas você não gosta, não tem tempo nem paciência para cuidar, então é melhor não adotar.

  • As pessoas da sua casa gostam de animais? Todos concordam que você leve um cão ou gato para casa?

  • A convenção do seu prédio permite a entrada e a circulação de animais?

  • Animais precisam ter um espaço próprio, como uma casinha ou caminha, onde se sintam seguros.

  • Animais precisam ter a oportunidade de brincar ao ar livre e de conviver com outros de sua espécie.

  • Os cães necessitam de pelo menos um bom passeio por dia. Utilize sempre coleira e guia para evitar que seu animal fuja, seja atropelado ou brigue com outros cães.

  • Animais precisam de carinho, alimentação de boa qualidade, cuidados de higiene, vermífugos, vacinas anuais e cuidados veterinários.
  • Tudo isso custa dinheiro. Você tem condições de bancar?
  • Quando os animais ficam idosos, precisam de amor e cuidados redobrados. Você está disposto a amar e a cuidar de seu amiguinho por todos os dias da vida dele?

  • Animais não são bichinhos de pelúcia. Eles têm personalidade, fazem bagunça, sujeira e nem sempre estão de bom humor ou dispostos a brincar.

  • Animais sofrem profundamente com a rejeição e o abandono.

  • Abandonar ou maltratar animais é crime. Pena: 3 meses a 1 ano de detenção e multa (Lei Federal 9605/98).

30 comentários:

  1. Excelente alerta, muito oportuna! Gostei tanto que tomei a liberdade de reproduzir o artigo no meu blog, citando a origem. Espero que me perdoe por copiar o artigo sem antes pedir licença. Feliz 2009 para a responsável deste ótimo blog!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de por este post no meu blog, posso?

    ResponderExcluir
  3. Olá Mônica

    Desculpe demorar a responder, mas só agora vi seu comentário. Não sei porque não estou recebendo regularmente os e-mails de alerta de comentários.

    Claro que pode publicar o post! Quanto mais gente divulgando, melhor para nossos amigos animais.

    Obrigada e um abraço,

    Nanci

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/4/09 14:33

    ola eu quero adotar uma cadela de preferencia da raça boxer ou poodle porfavor ta bjss

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/4/09 14:34

    ola eu quero adotar uma cadela de preferencia boxer femea ou uma poodle porfavor para fazer compania a minha cadelinha mais eu quero uma cadela filhote para a minha aceitala bem ta bjss

    ResponderExcluir
  6. thayna silveira9/4/09 14:35

    ola eu quero adotar uma cadela de preferencia boxer femea ou uma poodle porfavor para fazer compania a minha cadelinha mais eu quero uma cadela filhote para a minha aceitala bem ta bjss

    ResponderExcluir
  7. adorei o comentario,bom o que eu queria mesmo é adotar um pintcher 0se vcs tiverem um mandem um recado para meu orkut ou msn,mas por favor eu quero saber de um negocio serio porque eu sou amiga dos amimais ,eu nunca teria coragem de abandonar um amiguinho na rua.meu orkut é:CAMILLINHA_CSR@HOTMAIL.COM e meu msn é:CAMILLINHA_STEFFANY@HOTMAIL.COM OBRIGADO A TODOS QUE CONTRIBUIREM.OBS,:menos de um ano, macho com bom comportamento

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2/5/10 22:21

    adoerei saber sobre as leis necessarias para ter um cão fico triste pois não posso ter o motio é que meu marido não gosta de animais tenho amor para dar mas um cachorro para ficar aqui em casa ,com ele é melhor não ter sempre quis ter um por que tambem tenho um filho que adora animais invejo quem tem e dou um conselho cuide bem do seu

    ResponderExcluir
  9. ola sou doente pra adotar um filhote de cachorro puldo mas que nao seja da raça grande sou de assis sp meu mail cristina.spassis009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Me chamo Thalita..Tenho 18 anos e gostaria muito de adotar uma cachorrinha da raça Yorkshire Terrier ou uma basse hound que sejam filhotes...Tenho uma gatinha que recebe muito amor e carinho..Pode faltar comida pra mim..Mas pra ela não por tanto ela tem sua ração e seu lar...Se alguem tiver uma das duas entre em contato comigo pelo meu msn ou orkut...Obrigada Thalita..

    msn: thalita_beraldo@hotmail.com

    orkut:thalita_minatop@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. oi meu nome é alexandra ,moro na cidade de taubate e keria adotar uma cachorrinha .
    naum presciza ser de raça e nen ter pedigre mais prefiro q tenha um pelo longo ,porte pekeno ,pra eu levala comigo onde eu for, e pra dormi comigo!
    kero uma companheira pra todas as horas , uma q naum se enjoe de tanto carinhu e amor q eu tenhu pra dar!!!
    aceito deficiente e com ate aproximadamente 3 anos!!
    meu cel é 12-97104589
    orkut leka_loka-16@hotmail.com
    tenhu condiçoes de comprar mas prefiro adotar!!!
    me judem por favor, e obrigada bjinhus

    ResponderExcluir
  12. Eu quero adotar um cachorinho mas eu moro no Maranhão se eu adotar e pagar vcs podem mandar ele pra mim eu ja criei um cachorro fila... Só que ele morreu faz 4 anos e dai sinto muinta falta de um binchinho eu era muintooo apegado a ele
    meu msn é maxhelinacio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Max,

    Eu faço apenas a divulgação. Cada animal do blog está com um protetor diferente e cada um deles tem seus próprios critérios para a escolha de adotantes. Você precisaria escolher um dos animais e entrar em contato direto com o protetor responsável por ele.

    De qualquer modo, adianto que a maioria não doa animais nem para outras cidades, muito menos outros estados. Isso porque fica impossível fazer o acompanhamento posterior à adoção. Fora as dificuldades do transporte.

    Se você procura mesmo por um amigo, procure em instituições de sua região. Com certeza no Maranhão tem milhares de animais carentes precisando desesperadamente do amor e da segurança de uma família. É só você procurar que vai acabar encontrando aquele que fale diretamente ao seu coração.

    Não sei qual é a sua cidade exatamente, mas tem a Associação Maranhense em Defesa dos Animais (AMADA), que saberá indicar a você onde adotar animais na sua região. Os contatos deles são: amada.sl@gmail.com - (98) 3251-4723 e http://www.amadaslz.com.br/

    Abraço,
    Nanci
    Animais para Adoção
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  14. Nossa, amei esse alerta, é bom que as pessoas saibam que um ANIMAL é como gente, sente frio dor e fome, cuidar deles é como cuidar de si mesmos.
    PARABÉNS!Amei o alerta. e gostaria de contar minha história à vocês;
    Eu tinha um cachorrinho de raça basset, perdi ele morreu atropelado, foi um susto e tanto quase morri do coração, ele morreu após atravessar a rua para pegar outro cachorro. Foi muito triste, eu e minha família ficamos em estado neurótico, ficamos tão tristes tão infelizes e hoje estamos correndo atráz de outro porém ele é insubstituivel, ainda não estamos completamente recuperados pois quando vemos um cachorrinho andando na rua lembramos do nosso, a casa está vazia está estranha, não tem, mais ninguém me mordendo,. brincando comigo e latindo pra mim está muito difícil e peço-lhes ajuda caso queiram me ajudar a encontrar um cachorrinho de raça basset, pequeno com pelo menos dois meses de vida ou até mesmo dias de vida, falem comigo, desde já agradeço, bejos Jennyfer & família
    *msn 01: jennyfer_shake@hotmail.com
    *msn 02: jennyh-silva02@hotmail.com
    *orkut : jennyfer0602@gmail.com
    *twitter : http://twitter.com/Jennyh_Lanza
    *blogger :
    http://www.blogger.com/profile/16309813322051026381
    *Formspring :
    http://www.formspring.me/JennyhSilva
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  15. Olá Jennyfer,

    Obrigada pela mensagem.
    Os animais para adoção são esses que estão anunciados no blog. Você também pode ver uma listagem de muitos outros sites de adoção: http://adotacao.blogspot.com/2009/03/onde-adotar-de-norte-sul-do-brasil.html

    Abraço,
    Nanci

    ResponderExcluir
  16. Michele Alves1/12/10 01:09

    Meu cachorro morreu há alguns dias, mas fiquei com uma dúvida, quero adotar um novo, no momento estou desempregada, mas o outro já estava adaptado a ficar sozinho durante o dia, por isso não poderei adotar outro? Afinal, o que posso fazer, amo animais, mas preciso trabalhar

    ResponderExcluir
  17. Amigos, abaixo escrevi uma carta para uma clinica onde adotei, sem saber, uma cadelinha que estava doente........
    Cuidado na hora de adotar.

    Prezados Jeferson e Pedro

    Eu e minha família adotamos uma cadelinha na clínica de vocês. Nunca tivemos um animal de estimação e justamente no momento em que resolvemos ter um
    esse animal veio com problemas de saúde.
    Não passou bem um momento sequer enquanto esteve com a gente; tive que levá-lo às pressas em um PS onde gastei R$ 195,00 entre medicamentos e consulta.
    Esse valor não seria problema se o animalzinho não tivesse falecido quando, por recomendação do Dr. Jeferson, resolvemos interná-la no final de semana.
    O que mais nos deixou tristes foi a forma que nos foi informado. “Infelizmente o animal não resistiu. Pegou uma virose muito forte e morreu no domingo”
    Porque não nos ligaram? Porque não informaram a mim ou minha esposa? Se eu não fosse até a clínica não seria informado então?
    Por favor, ao entregarem uma animal a uma família, entregue em boas condições de saúde, com pelo menos 2 meses, deixe-o isolado antes por uma semana
    para ver se o animal não vai apresentar problemas, pois segundo vocês, eles não tem procedência. A intenção de vocês é ótima, maravilhosa, mas o que aconteceu
    conosco poderá acontecer com outras famílias e isso poderia ser evitado.
    A partir do momento em que ela entrou na nossa casa, começou a fazer parte de nossa família. Minhas filhas e minha esposa amaram essa cadela no momento em que
    à viram.
    Aqui tem 4 pessoas muito tristes com a perda e sem a menor vontade de ter outro animal.

    Obrigado,
    Reinaldo/Soraya/Marina/Júlia

    ResponderExcluir
  18. Oi, meu nome é Stephanie e preciso de uma ajuda, jogaram uma gatinha na minha casa, ela é pequena e estamos cuidando dela, mas o problema é que tenho duas cachorras e está cada vez mais difícil conter as cachorras e proteger a gata, não sei o que faço, li que só posso doar um animal se estiver castrado, preciso de ajuda pois não sei por quanto tempo vou conseguir protegê-la das cachorras, se alguém se interessar aguardo contato, meu e-mail é stephaniesbs@gmail.com , obrigada!

    ResponderExcluir
  19. adoraria adotar uma boxer menina ja tive uma e amo a raça ela morreu depois q meu marido foi morto em um assalto.....mais tenho dó pois moro em apartamento, então como tambem tive uma cofapinha adoraria ter outra garota!!!!! obrigada

    ResponderExcluir
  20. gostaria muito de uma boxer menina mais tenho dó afinal moro em apartamento tive uma mais morreu qdo meu marido foi morto em um assalto, acho q ela morreu de tristeza, qro adotar uma cofapinha acho q ela se adaptaria melhor em apartamento se souberem de alguem q qr doar não vou comprar nenhum!!!!!!! marcilia_donon@hotmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  21. Ok! é muito importante esse alerta aos desavisados!!!

    amigo é amigo e ponto final.

    ResponderExcluir
  22. gostaria muito em adotar um poodle ou cocker emfim um cachorrino peludo de porte medio pois meu bebe ama cachorrinho entao quero adotar um bem carinhoso pra ganhar bastante mimo e carinho e principalmente ser bem amado por todos de minha familia se conseguir alguem que me de adoção ficarei muito feliz e irei buscar se possivel em sao paulo pois tenho familia ai que poderia me trazer agradeço e aguardo retorno.... meu e mail unidosdoelefante1999@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. quero muito adotar uma cadelinha poodle,ja tenho uma em casa e amo de mais.não compro porque penso que animais não são mercadorias que se paga para ter.por favor alguem tem uma pra me dar???

    ResponderExcluir
  24. estou a procura de um lhasa apso para adoçao.

    meu email é br-santos@hotmail.com.

    grato
    Bruno

    ResponderExcluir
  25. Olha eu estava querendo um pinth daqueles pequenininhos mas nao sei aonde encontralos
    se vocs tiver eles mas só se for o mas pequenininho numero 0 se vocs tiverem entrem em contato meu email:evelyn.gsantos@bol.com.br
    Por Favoor ter cachorro e um dos meus maiores sonhos

    ResponderExcluir
  26. Olá gostaria muito de adotar um gato ou um cachorro da raça pug de preferencia macho !! Se alguém souber entre em contato : viivisooza@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Ola Gostaria de adotar um cachorro(q nao cresce),pintier nao necessario de raça. Obrigado bjs !

    Email: mariacondesousa@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os animais para adoção são esses que estão anunciados no blog. Caso não encontre o que procura, acesse a página http://adotacao.blogspot.com/2009/03/onde-adotar-de-norte-sul-do-brasil.html que você encontrará links para muitos outros sites ou blogs de adoção.

      Abraços,

      Excluir
  28. Adorei o texto, principalmente para alertar os desavisados e gostaria de deixar aqui a minha opinião sobre esses vários comentários acima. TODOS, sem exceção estão procurando cães de raça?? Querem adotar por amor ou por status?? Uma das que comentou, inclusive, diz estar desempregada então eu pergunto: COMO vai conseguir sanar todas as necessidades de um animal que dependendo da raça precisa de tosa, banhos adequados e todos precisam de ração de boa qualidade, vacinas e consultas veterinárias?? Qualquer animal necessita destes cuidados, sendo de raça ou não, porém é sabido que cães de raça, principalmente de pequeno porte, são muito vulneráveis a doenças próprias da raça. Algum de vcs se informou sobre os cuidados necessários que a raça escolhida precisa??

    Desculpe meu desabafo Animais para adoção, não é uma critica a página e sim aos comentários destes supostos adotantes.

    ResponderExcluir

LEIA AQUI ANTES DE DEIXAR SUA MENSAGEM -

Deseja adotar ou mais informações sobre um animal anunciado?

Então entre em contato direto com a pessoa responsável. O telefone ou e-mail aparecem sempre destacados no final de cada postagem. Eu faço somente a divulgação, nenhum desses animais está comigo. No caso de outros assuntos que exijam resposta, deixe seu e-mail para contato. Não damos retorno por telefone.