quarta-feira, 1 de abril de 2009

Escolha com cuidado o pet shop para o seu bichinho de estimação

Pet shops irregulares são autuados

Blitz envolvendo profissionais de várias áreas constatou problemas em estabelecimentos de áreas nobres de São Paulo

Marici Capitelli, marici.capitelli@grupoestado.com.br

Oito animais em situação de maus-tratos foram resgatados e dois pet shops foram autuados por irregularidades ontem (29/03). Esse foi o saldo de uma blitz envolvendo Prefeitura, Coordenadoria em Vigilância Sanitária (Covisa), Comissão de Estudos sobre Animais da Câmara Municipal e Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). A estimativa é que existam na cidade cerca de 5 mil pet shops, mas desse universo menos de 10% têm registro no CRMV.

As irregularidades mais graves foram constatadas no Shopping dos Filhotes localizado na rua Clélia, na Lapa, zona oeste. Lá, três cães à venda estavam doentes e abrigados em local precário e sujo, junto a produtos de limpeza. Outros quatro cachorros e dois gatos, também para serem vendidos, estavam acondicionados em recipientes de vidro - o que não é permitido pela lei - além de estarem sem água e alimentação. Também não estavam castrados nem microchipados, como determina a lei 14.483/07 que dispõe sobre o comércio de bichos. Um balde com água estava cheio de seringas, o que, segundo a comissão, sugere a reutilização das mesmas. As vacinas estavam armazenadas de maneira incorreta na geladeira. O cheiro era muito forte. “As condições estão muito precárias inclusive de higiene”, explicou o veterinário Horácio Benedetto, do Centro de Controle de Zoonoses(CCZ). Segundo ele, não se pode provar a reutilização das agulhas embora existam indícios. “Se isso estiver ocorrendo, há risco de transmissão de doenças para os animais”, explicou.

Há cerca de dois meses, a Covisa já havia vistoriado o estabelecimento e explicado ao proprietário as medidas para se adequar a lei. Como ele não cumpriu a determinação e, na avaliação dos técnicos, ficou configurado maus-tratos, os animais foram retirados. Ele terá um prazo de três dias para buscá-los e irá pagar R$ 500 de multa por animal.José Naspitz, do CRMV, afirmou que legalmente o pet shop, que foi inaugurado há cerca de um ano, também não tem um veterinário como responsável técnico, o que é obrigado por lei.O proprietário, Edson Reis, se defendeu. “Não existe maus-tratos. Os animais estão bem cuidados. Quanto ao tipo de lugar para ficarem alojados, a lei não estabelece um parâmetro.” Ele alega que está em processo de adequação tanto no CRMV como na Subprefeitura da Lapa. A fiscalização confirmou que ele tem um pedido de licença em andamento.

No Empório Pet Shop das Meninas, na Rua Estados Unidos, Jardins, zona sul, a fiscalização constatou o armazenamento irregular de três cachorras para a venda, a não castração das mesmas e a ausência de um responsável técnico. Uma das donas, Marilene Jardim, disse que está sem responsável técnico porque uma veterinária acabou de se desligar e que prefere os recipientes de vidro por causa da higiene.

OS PETS

5.000 é o número estimado de pet shops na cidade (de São Paulo); mas desse universo menos de 10% têm registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária

Fonte: Jornal da Tarde, São Paulo, SP, 30/03/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA AQUI ANTES DE DEIXAR SUA MENSAGEM -

Deseja adotar ou mais informações sobre um animal anunciado?

Então entre em contato direto com a pessoa responsável. O telefone ou e-mail aparecem sempre destacados no final de cada postagem. Eu faço somente a divulgação, nenhum desses animais está comigo. No caso de outros assuntos que exijam resposta, deixe seu e-mail para contato. Não damos retorno por telefone.