quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Campanha de vacinação antirrábica é suspensa no estado de São Paulo

ATENÇÃO para estas informações do jornal O Globo:
Diante de mais de 500 notificações de reações adversas apresentadas por animais que receberam a vacina antirrábica, a Secretaria estadual de Saúde de São Paulo decidiu, nesta quinta-feira (19/8), suspender a campanha de vacinação de cães e gatos por tempo indeterminado em todo o estado. O anúncio da suspensão da vacinação no estado de São Paulo foi feito pela secretária-adjunta, Clélia Aranda. A campanha já havia sido interrompida no município paulista de Guarulhos também devido às notificações. No Rio de Janeiro, animais também apresentaram reações à vacina.

Nas cidades de São Paulo e Guarulhos, foram relatados sete casos de choque anafilático, a reação mais grave, sendo que seis animais morreram (quatro gatos e dois cães). Na capital do estado, onde 121 mil mil animais foram imunizados, ocorreram 567 notificações de reações em dois dias (16 e 17 de agosto), sendo que 38% foram eventos considerados graves pela secretaria, como prostração, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias. Já em Guarulhos, foram relatados 40 casos de efeitos adversos entre 9 e 13 de agosto. No município, 42 mil animais receberam a vacina. No interior paulista, foram registradas quatro mortes, mas ainda não há outras informações.

A nova vacina antirrábica, que é importada, foi adotada pela Secretaria estadual de Saúde de São Paulo neste ano e começou a ser distribuída no início deste semestre aos municípios paulistas.

É um absurdo acontecer um fato como esse. Que vacina é essa que expõe os animais a riscos tão graves? As pessoas levam seus animais pensando que estão fazendo um bem para eles e na verdade estão expondo seus bichos ao risco de morte? Que irresponsabilidade é essa? De onde vem essa droga de vacina afinal de contas? A reportagem abaixo, do UOL, diz que a vacina que provoca essas reações é fornecida pelo Ministério da Saúde, que comprou do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O jogo de empurra-empurra das responsabilidades já começou. Mas seja o Ministério da Saúde, seja a Secretaria de Estado da Saúde, alguém vai ter que dar explicações, pois um fato grave como esse não pode passar como se nada tivesse acontecido.

Um comentário:

  1. É verdade, se minha cachorra morre *O* eu ia fazer greve no dia da eleição ia parar tudoo,ia ser um escarcel noossaa alguém ia pagar mto caro por isso e agora o governo se ferrou, pq mta mais mta gente mesmo vai deixar de vacinar, mesmo que o presidente diga que foram trocadas AFF ¬¬' Que falta de responsabilidade isso já deveria ter sido testado antes de sair nas ruas e testas nos nossos bichinhos RAM.

    ResponderExcluir

LEIA AQUI ANTES DE DEIXAR SUA MENSAGEM -

Deseja adotar ou mais informações sobre um animal anunciado?

Então entre em contato direto com a pessoa responsável. O telefone ou e-mail aparecem sempre destacados no final de cada postagem. Eu faço somente a divulgação, nenhum desses animais está comigo. No caso de outros assuntos que exijam resposta, deixe seu e-mail para contato. Não damos retorno por telefone.