segunda-feira, 23 de junho de 2008

Três Vítimas da Crueldade Humana - NÃO AO ABANDONO


Tiago, Tadeu e Tina foram abandonados em um dia frio de maio. Não sei por quanto tempo eles ficaram no meio do mato, dentro de uma caixa de papelão, mas deve ter sido por vários dias. Quando eles foram encontrados, ainda pareciam saudáveis e tinham muito apetite, embora estivessem tristes. Pensei que a tristeza fosse provocada pelo abandono, porém o tempo que ficaram sem se alimentar, somado ao estresse do episódio, fez com que sua resistência física despencasse.

Depois de algum tempo, começaram a apresentar sinais de fraqueza e as semanas que se seguiram foram de árdua luta pela vida e eles necessitaram de medicamentos, vitaminas, ração especial e muitos cuidados. Tina, a mais fraca, foi a primeira a partir. Uma semana depois, foi a vez de Tiago e ele já estava até prometido para uma boa família. Tadeu, o mais forte, ainda continuou lutando e chegou a passar vários dias numa clínica veterinária tomando soro e medicamentos. Infelizmente, também foi vencido pela doença.

Então, eu me perguntei o porquê de todo este sofrimento para animais e para seres humanos? Tudo isto poderia ter sido evitado se as pessoas tivessem um pouco mais de conhecimento sobre os animais e respeito pela vida. Tenho certeza que nós precisamos fazer alguma coisa para mudar esta história sem final feliz. Como não dá para contar com o poder público, precisamos fazer a nossa parte, falar com o maior número possível de pessoas e disseminar a maneira de dizer NÃO ao abandono.


Precisamos:

1. Conscientizar as pessoas sobre a importância da castração dos animais domésticos. Além de evitar o excesso populacional, nascimentos indesejados e morte nas ruas, o animal castrado fica livre de várias doenças e tem uma vida muito mais longa e saudável.

2. Conscientizar as pessoas sobre a posse responsável dos animais domésticos. Posse responsável significa proporcionar uma vida digna ao animal com boa alimentação, proteção contra intempérie e visita periódica ao veterinário para vacinação e vermifugação. O animal deve estar livre de correntes, solto e ter seu espaço próprio dentro do domicílio. O proprietário é responsável pela saúde física e psicológica do animal.

3. Conscientizar as pessoas sobre a sensciência dos animais que sentem dor, frio, medo e tristeza. Todos precisam saber que os animais sofrem como nós humanos e enfraquecem fisicamente quando expostos a situações de estresse.

Se estas regras forem seguidas, muita tristeza e frustração poderão ser evitadas. Frustração foi o que senti ao resgatar uma ninhada sem saber onde alojá-la, depois cuidar deles com muito amor e gastar com cuidados médicos para finalmente vê-los irem morrendo, um a um, nos meus braços. As pessoas precisam saber que animais não são objetos que podem ser descartados, são vidas que precisam ser cuidadas, preservadas e valorizadas. Divulgando esta idéia talvez possamos evitar que muitos outros Tiagos, Tadeus e Tinas tenham uma morte prematura. Todos os animais devem ter direito à Vida.


Maria Augusta Toledo

Um comentário:

  1. Olá Vicente,

    Infelizmente, esses três filhotinhos lindos que você gostou viraram estrelinhas no céu. Morreram em conseqüência do abandono, da fome e do frio que passaram. A publicação do caso deles é um protesto contra o abandono.

    Obrigada,
    Nanci

    ResponderExcluir

LEIA AQUI ANTES DE DEIXAR SUA MENSAGEM -

Deseja adotar ou mais informações sobre um animal anunciado?

Então entre em contato direto com a pessoa responsável. O telefone ou e-mail aparecem sempre destacados no final de cada postagem. Eu faço somente a divulgação, nenhum desses animais está comigo. No caso de outros assuntos que exijam resposta, deixe seu e-mail para contato. Não damos retorno por telefone.