terça-feira, 4 de maio de 2010

Polícia busca "serial killer" de cães em Sales de Oliveira, SP

Fonte: Folha de São Paulo - http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0405201018.htm

Ao menos 25 cachorros morreram por envenenamento no último mês em Sales Oliveira, interior do Estado, onde não há canil
Série de crimes semelhante ocorreu em 2007, quando 50 cães foram mortos com "chumbinho" na cidade; o culpado não foi encontrado


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A polícia de Sales Oliveira (362 km de São Paulo) procura um "serial killer" de cachorros, suspeito de ter matado por envenenamento ao menos 25 animais no último mês. A maioria vivia nas ruas, mas alguns cães tinham donos e morreram dentro das casas. O tipo de veneno usado ainda é desconhecido.O caso não é inédito na cidade -em 2007, a polícia apurou a ação de um matador de cachorros. Na época, cerca de 50 foram mortos e outros cem foram intoxicados por um veneno conhecido como "chumbinho", que é usado geralmente para matar ratos. Na época, a empresa que vende o produto chegou a ser investigada, mas a polícia não conseguiu identificar o autor das mortes.
O adolescente Anderson Gabriel Pereira, 15, é um dos que tiveram animais mortos. Ele encontrou seu cachorro, um vira-lata, morto na porta de casa. "Deixei meu cachorro sair à noite para passear e, de manhã, o encontrei caído na minha porta. A veterinária comprovou que ele morreu por envenenamento", conta.
Segundo a ativista em defesa dos animais Maria Aparecida Amador Marangoni, 47, há dois anos, a prefeitura prometeu um canil, que ainda não existe. "Estão esperando todos os animais abandonados morrerem para construir um canil", diz."Vou me reunir com o prefeito [João Garcia Neto, do PT], para agilizar a construção de um canil e a contratação de um médico veterinário. Mas também precisamos do apoio dos ativistas", afirma o diretor ambiental da prefeitura, Dalcyr Borsato Filho.O delegado Luiz Carlos Oliveira, que investiga o caso agora, suspeita que o assassino dos cães de agora possa ser o mesmo de 2007.
As vísceras dos animais mortos foram enviadas para análise em Franca e Bauru. O objetivo é saber qual tipo de veneno foi usado.A maioria dos cães mortos foi encontrada pela manhã na praça central da cidade, onde costumam circular muitos animais sem dono.

Se você sabe de alguma coisa que possa ajudar a identificar o criminoso, denuncie. Os animais são protegidos pelo artigo 3 do Decreto Federal 24.645/34 e também pelo artigo 32 da Lei Federal 9605/98 - Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. § 2º. A pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorre morte do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA AQUI ANTES DE DEIXAR SUA MENSAGEM -

Deseja adotar ou mais informações sobre um animal anunciado?

Então entre em contato direto com a pessoa responsável. O telefone ou e-mail aparecem sempre destacados no final de cada postagem. Eu faço somente a divulgação, nenhum desses animais está comigo. No caso de outros assuntos que exijam resposta, deixe seu e-mail para contato. Não damos retorno por telefone.