sexta-feira, 3 de abril de 2009

Promoção do Shopping Center Norte com CVC Turismo e Visa, criada pela Agência Mohallem Meirelles, desrespeita os animais

Conheçam o desfecho desta história em
Pessoal,

Eu fiquei realmente indignada com o anúncio criado pela agência Mohallem Meirelles para uma promoção realizada pelo Shopping Center Norte em parceria com a CVC Turismo e a Visa. É um anúcio que vai contra todo o trabalho de entidades e protetores independentes na luta contra o abandono e a favor da posse responsável. Por isso mandei uma mensagem pra eles dizendo o que eu penso a respeito. Quem concordar comigo, pode fazer o mesmo. Os endereços para contato seguem abaixo. Pena só que esqueci de mencionar que o abandono de animais é considerado crime de maus tratos e sujeito às penas do artigo 32 da lei Federal 9605/1998.

Cópia da carta enviada para


Shopping Center Norte - atendimento@centernorte.com.br
Revista Veja - veja@abril.com.br
Assessoria de imprensa da CVC Turismo - imprensa@cvc.com.br

A Agência Mohallem Meirelles e o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) não disponibilizam os endereços de e-mail. Assim, ambos receberam cópias da mensagem por meio das janelas de contato em seus sites.


Senhores,


Tive o desprazer de ver o anúncio da promoção realizada pelo Shopping Center Norte, em parceria com CVC Turismo e Visa, criado pela agência Mohallem Meirelles e veiculado na revista Veja desta semana. O conteúdo demonstra total insensibilidade e desrepeito ao problema do abandono de animais no Brasil. Não é de hoje que a publicidade usa animais para conquistar a simpatia do público, o que se reverte em campanhas de sucesso e em lucros para os anunciantes.
Nesse caso, porém, o apelo fácil de usar um cachorro para chamar a atenção funciona como uma negativa da luta pelos direitos animais e despreza todos os esforços de entidades de defesa animal em favor da posse responsável - que visa antes de mais nada conscientizar os donos de bichos de estimação quanto as suas responsabilidades.
Informo aos desinformados criadores e aprovadores do anúncio em questão que existem hoje no Brasil cerca de 3 milhões de cães sem lar. Somente na cidade de São Paulo são aproximadamente 200 mil. Nas ruas, eles são vítimas da crueldade humana, da fome, das doenças, dos atropelamentos, do desrespeito e da indiferença. Muitos desses animais são de raça, foram adquiridos como meros objetos de consumo e posteriormente descartados pelos motivos mais fúteis imagináveis. Exatamente como sugere o anúncio em questão.

Os formadores de opinião, entre eles os criadores de campanhas publicitárias, precisam estar cientes da responsabilidade que têm e devem avaliar, dentro dos princípios da ética e do bom senso, o poder das idéias que disseminam. Animais não são objetos descartáveis que podem ser deixados para trás quando um novo brinquedo surge. Parece ser necessário esclarecer que os animais são seres vivos que sentem dor, medo, solidão e, especialmente no caso dos cães, dependem totalmente dos seres humanos.

Prefiro considerar o anúncio veiculado nas páginas de Veja como um infeliz exemplo da mais absoluta ignorância sobre o tema. Por essa razão, sugiro que pesquisem mais e melhor antes de trazerem a público gracinhas de mau gosto como esta. Espero que outros publicitários e anunciantes, mais conscientes sobre a triste realidade dos animais no Brasil, sigam no sentido oposto e usem a criatividade para apresentar exemplos mais positivos sobre a relação entre os seres humanos e seus animais de estimação.


Atenciosamente,


RESPOSTA DO SHOPPING CENTER NORTE, RECEBIDA EM 3 DE ABRIL:

Boa noite!

O anúncio da campanha comemorativa dos 25 anos do Center Norte, que sorteia viagens para 25 famílias, não tem outro objetivo senão mostrar o momento da partida e, de forma poética, sugerir a saudade que o cão sentirá de sua família. A agência utilizou uma cena conhecida do imaginário popular, um clichê, vista muitas vezes em mídias de massa – a cena clássica do cachorro correndo atrás da família –, e trocou a imagem do carro pela do avião, já que este é o meio de transporte que os ganhadores da promoção usarão para viajar.

Este anúncio é uma analogia, recurso muito usado na publicidade. Não é para ser levado ao pé da letra. A peça, como ocorre em qualquer manifestação artística e cultural, pode suscitar interpretações subjetivas, segundo os olhares, os sentimentos, o imaginário e a emoção das pessoas, o que merece compreensão e respeito. Inclusive outro anúncio da campanha, que mostra uma família diante de uma vitrine do shopping, inclui um cachorrinho entre os membros da mesma, o que revela nosso apreço pelos animais.

O Shopping Center Norte lamenta que a campanha tenha gerado outro entendimento, por parte de algumas pessoas, que não corresponde à mensagem que os criadores quiseram transmitir.

Atenciosamente,

Priscila Rufino

SAC - Atendimento Digital Atendimento ao Cliente 11 - 2224-5900 / SAC: 11 2224-5959 atendimento@centernorte.com.br http://www.centernorte.com.br/


MINHA REPOSTA AO SHOPPING, ENVIADA EM 3 DE ABRIL TAMBÉM:

Prezada Priscila,

Primeiramente quero agradecer pelo fato de uma pessoa inteligente ter se dado ao trabalho de tentar me dar uma resposta, mas os argumentos apresentados estão longe de me convencer quanto à inocuidade do anúncio. A cena faz essa analogia sim, sou plenamente capaz de reconhecer a intenção. Porém a analogia é com outra cena em que o animal é colocado em segundo plano e deixado para trás quando surge outro interesse. Não vejo nada de poético em nenhuma das duas. O que eu vejo é o sofrimento de quem fica para trás enquanto a família se afasta de carro ou de avião. Tanto faz.

Além do mais, fico na dúvida se todas as pessoas são capazes de compreender essa analogia especificamente. Vivemos em um país em que muitos alunos chegam ao ensino médio sem a capacidade ler e interpretar. Será que para a maioria isso não serve apenas para reforçar a visão homocentrista? Essa é uma longa discussão e não vou entrar nesse mérito agora, mas sugiro que pensem a respeito.

Nas aulas de teoria da comunicação lá no primeiro ano da faculdade, aprendi uma lição para toda vida. Se o receptor não entende a mensagem enviada pelo emissor, é sinal que a mensagem deve ser revista. Ou seja, se algumas pessoas têm outro entedimento, quer dizer que o recado não foi bem transmitido.

Por essas razões, convido vocês a conhecer de perto a realidade dos animais abandonados e vítimas da posse irresponsável. Tenho certeza que passarão a ver anúncios como esse com a mesma aversão que eu e essas poucas pessoas que vocês consideram não terem tido o entendimento desejado.

Atenciosamente,

MENSAGEM ENVIADA POR MARCO ROSSI EM 5 DE ABRIL:

NOTIFICAÇÃO REFERENTE À PROPAGANDA ONDE A FAMILIA VIAJA E ABANDONA SEU CÃO

Senhores, com relação ao assunto em epígrafe, passo as informações referentes à prática de “incitação ao crime” e a tipificação da “apologia de crime” no Código Penal. E qual o crime que aí está a ser incitado ou do qual se faz apologia? O crime de maus-tratos a animais.
Abaixo da minha assinatura, seguem os textos legais pertinentes ao ora alegado.
Isso parece resolver a questão, vez que existe a possibilidade do fato ser comunicado às autoridades competentes – Policial ou Ministério Público – para instauração de inquérito policial e subseqüente ação penal.
Em assim sendo, caso a propaganda não tenha a sua veiculação suspensa, a medida retro descrita pode ser tomada por qualquer interessado. Aliás, a possibilidade existe mesmo que suspensa seja a propaganda.
Faço pois, uso da presente para notificar extra-judicialmente os autores, patrocinadores e veiculadores da referida propaganda para que a retirem de circulação de imediato, advertindo-os de que, em não o fazendo, o ato será comunicado às autoridades competentes, objetivando a instauração do competente inquérito policial.-- MARCO ROSSI (Man-mohana Dasa) artista visual - professor de arte - (11) 3484-7119 - (11) 8728-4179

Lei Federal nº. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais)
Artigo 32. É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa. ... Parágrafo 2°. - A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s)."

Obs.: O ABANDONO de animais encabeça a lista dos atos de maus-tratos e crueldades mais comuns; entre os demais estão:
- manter o animal preso por muito tempo sem água, comida e sem contato com seus donos/responsáveis, ou mantê-lo permanentemente em corrente;
- deixar o animal em lugar impróprio e anti-higiênico;
- envenenamento;
- agressão física a um animal indefeso;
- mutilação;
- utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento;
- não procurar um veterinário se o animal estiver doente.

Decreto nº. 24.645/34
Artigo 1º - Todos os animais existentes no País são tutelados do Estado.
Artigo 2º ... (artigo referente às penalidades substituído pela Lei nº 9605/98).
§ 3º Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público, seus substitutos legais e pelos membros das sociedades protetoras de animais.

Vejam no Google:
Incitação ao crime - Doutrina Jus Navigandi
O direito positivo brasileiro cataloga como crime a incitação pública à pratica ... Induzir ou incitar são figuras conhecidas. O Código Penal contempla-as. ...http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=1952

DJi - 286 a 288 - DL-002.848-1940 - Código Penal - Crimes Contra a ...
Código Penal - CP - DL-002.848-1940. Parte Especial. Título IX ... Apologia de Crime ou Criminoso. Art. 287 - Fazer, publicamente, apologia de fato ...www.dji.com.br/codigos/1940_dl_002848_cp/cp286a288.htm

Código Penal: Crimes de Incitação e de Apologia ao Crime
Código Penal - CP - DL-002.848-1940
Parte Especial
Título IX
Dos Crimes Contra a Paz Pública
Incitação ao Crime
Art. 286 - Incitar, publicamente, a prática de crime:
Pena - detenção, de 3 (três) a 6 (seis) meses, ou multa.

Apologia de Crime ou Criminoso
Art. 287 - Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime:
Pena - detenção, de 3 (três) a 6 (seis) meses, ou multa.

RESPOSTA FINAL DO SHOPPING, ENVIADA EM 11 DE ABRIL:

Boa tarde!

Informamos que o Shopping Center Norte já alterou o anúncio e os novos materiais da sua campanha de comunicação “Viagem Tamanho Família”.

Obrigada pelo seu contato!

Priscila Rufino

SAC - Atendimento Digital Atendimento ao Cliente 11 - 2224-5900 / SAC: 11 2224-5959 atendimento@centernorte.com.br www.centernorte.com.br

4 comentários:

  1. Anônimo6/4/09 12:43

    Eu nunca gostei desse shopping, sempre achei uma espécie de templo da breguice, agora é peguei antipatia total de uma vez. Center Norte nunca mais.

    Lena

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  2. Um absurdo!! As pessoas acham que animais não possuem sentimentos e não merecem consideração!! Tomei ódio de pessoas que abandonam animais à sua própria sorte. Pela segunda vez levei para casa gatinhos recém nascidos que encontrei largados na rua, dentro de uma caixa, fiz tudo o que estava ao meu alcance para salvá-los, infelizmente perdi todos, um a um, e a tristeza foi muito grande, pois senti-me impotente, apesar que a veterinária tinha me alertado que as chances desses gatinhos são mínimas, mas a frustração é muito grande...Por isso fico indignada com o abandono e achei essa propaganda muito infeliz, Para mim, quem não respeita animais, não merece credibilidade nenhuma...

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  3. katia withers3/5/09 12:03

    O shopping poderia ter uma idéia melhor,para apagar o lamentável mal entendido .lançar uma campanha para arrecadar ração e outros afins para associações que fazem trabalho solidário com cães de rua...nas tradicionais datas dia das mães ,namorados,dia dos pais...invés de cobrar lembranças sem graça..fazer a cada 150,00 reais gastos nesse shoppinga,3 kgs de ração serão enviados para estes abrigos....

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  4. Olá Kátia

    Eu acho sua ideia excelente. Seria uma forma de o shopping se redimir perante a opinião pública e ainda tomar uma iniciativa em favor dos animais de abrigos - aliás as ações sociais estão na pauta de todas as grandes empresas hoje em dia. Mande sua sugestão a eles!

    atendimento@centernorte.com.br

    Obrigada e um abraço,

    Nanci

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