quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Demorou: vacinação antirrábica finalmente é suspensa em todo o Brasil

Mortes e graves reações
Vacinação antirrábica é suspensa em todo o Brasil
Publicado por ANDA NEWS em 07 de outubro de 2010

O Ministério da Saúde decidiu suspender nesta quinta-feira (07) a vacinação contra raiva em animais em todo o país. A decisão foi tomada depois que uma investigação feita pelo Ministério da Agricultura apontou que efeitos colaterais muito graves e a morte de animais vacinados estavam ocorrendo.
O diagnóstico foi feito a partir da vacinação de cobaias. Tais efeitos, informou o ministério, não estavam previstos em estudos científicos. Nos testes realizados pelo governo, foram identificadas reações como hemorragia, dificuldade de locomoção, hipersensibilidade de contato e intensa prostração.
Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, embora os dados laboratoriais não confirmem que a causa das mortes seja a vacinação, é possível afirmar que os problemas ocorridos estão associados à antirrábica, já que os sintomas nos animais começaram em até 72 horas após a aplicação.
“Até então, tínhamos relatos de mortes e casos graves nos estados, mas sem evidências de estudos controlados em laboratório. Agora que temos essas informações, mesmo que preliminares, decidimos suspender a vacinação preventivamente, até que os estudos sejam concluídos”, disse Hage em nota divulgada pelo ministério.
A vacina usada na campanha de vacinação do governo é a RAI-PET®, produzida pelo laboratório Biovet, que desde 2003 tem registro no Ministério da Agricultura. De julho, quando começou a campanha, até agora já foram distribuídas aos estados 22,6 milhões de doses para a imunização de cães e gatos. A vacinação estava em andamento em 22 estados e no DF, onde 7,9 milhões de animais foram vacinados.
O Ministério da Saúde tem 7,3 milhões de doses da vacina em estoque. Com a recomendação de suspender a campanha, as secretarias estaduais e municipais de Saúde devem manter as vacinas acondicionadas em ambiente refrigerado, entre 2 e 8 graus centígrados, até a conclusão dos estudos em andamento, segundo o comunicado.
Desde julho, a vacinação já foi iniciada em 22 Estados e no Distrito Federal. Foram vacinados 7,9 milhões de animais. A meta é vacinar 28,5 milhões de cães e gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA AQUI ANTES DE DEIXAR SUA MENSAGEM -

Deseja adotar ou mais informações sobre um animal anunciado?

Então entre em contato direto com a pessoa responsável. O telefone ou e-mail aparecem sempre destacados no final de cada postagem. Eu faço somente a divulgação, nenhum desses animais está comigo. No caso de outros assuntos que exijam resposta, deixe seu e-mail para contato. Não damos retorno por telefone.