sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Inaugurada em Ribeirão Preto a 3ª delegacia policial de proteção animal do estado de SP.

Adolfo Domingos da Silva Junior, Darcy Vera, Jaime Ribeiro da Silva Filho e Norberto Bocamino

A Polícia Civil inaugurou em Ribeirão Preto, na manhã de 2 de dezembro, a terceira Delegacia de Polícia de Proteção Animal do Estado, a qual funcionará juntamente com a Delegacia de Proteção ao Idoso, na Rua Goiás, 656, bairro Campos Elíseos.
A nova unidade atuará nos casos descritos no art. 32 da Lei do Meio Ambiente, especificamente de maus tratos e morte de animais domésticos.
Para melhor funcionamento, foi estabelecida parceria temporária com o Bosque Municipal, visando ao acolhimento de animais em situação de maus tratos, até formal adoção, e também o Centro de Controle de Zoonoses colaborará, atuando no recolhimento e cuidados de animais doentes, além de disponibilizar serviço de necropsia em animais mortos, vítimas de maus tratos.
A solenidade desta quinta-feira contou com a presença da prefeita Dárcy Vera, dos delegados Jayme Ribeiro da Silva Filho - que representou o diretor do Deinter 3, Valmir Eduardo Granucci -, Adolfo Domingos da Silva Júnior, seccional de Ribeirão Preto, e Norberto Bocamino, titular das Delegacias de Proteção (Animal, Idoso), além de policiais civis e representantes das ONG's de proteção aos animais da região.
Representantes da Polícia Civil e das ONG's de proteção aos animais se reunirão ainda com a prefeita Dárcy Vera, para falar das reivindicações pela instalação de abrigo de animais maltratados no município.
Por Sônia Maria Mello de Paula
Foto: Delegacia Seccional de Ribeirão Preto
Colaboração: Kerma Sousa Matos
Fonte:
http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/modules/news/article.php?storyid=861

5 comentários:

  1. Maravilha!

    E Nanci, aproveitando para dizer, mandei um e-mail para voce explicando aquele comentário da doação de ração...rs , não te liguei de volta porque na mensagem de voz que voce me deixou eu não consigo ouvir os dois últimos números do seu celular, desculpe !
    Abraço e obrigada pela divulgação das Bebéias, elas foram adotadas e uma delas foi através de seu blog, muito obrigada!

    Cintia ( Tin ) Fumagalli

    ResponderExcluir
  2. Estava procurando um novo amigo pela internet, quando me deparei com o seguinte anúncio: http://adotar-doar-filhote.vivastreet.com.br/adocao-animais+se-sao-paulo/cappuccino-macaco-para-adopcao-/30167373

    fica a minha dúvida: doar este tipo de animal não é crime? não é crime ter um macaco em casa?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia,

    Eu não sei responder, mas estou tentando descobrir. Assim que eu obtiver uma resposta publicarei aqui. De qualquer modo, se não é proibido, penso que deveria ser. Coitadinho desse bichinho...

    ResponderExcluir
  4. Olá Flávia

    Desculpe por demorar a postar o retorno. Uma amiga consultou um advogadop especialista em direito animal e ele enviou a resposta abaixo. Como não temos como saber se o animal em questão tem ou não a documentação citada, apresentei uma denúncia pela Linha Verde do Ibama para que eles investiguem o caso. Ainda não tive retorno, mas quando tiver, publicarei aqui também. Veja agora a resposta dada pelo advogado?

    Nanci, veja a resposta do Dr Rogério q acabo de receber...

    Em 16 de dezembro de 2010 10:21, Rogerio Gonçalves escreveu:

    .... Bom, são três classe de animais no direito animal, acertados pela lei, domésticos, silvestres e exóticos. Domésticos serão todos aqueles de nosso convívio. Exóticos são animais que vieram de fora do país. Ou seja tutelamos na nossa fauna, mas a do vizinho pode depredar. Silvestres são de nossa fauna, mas ainda distantes do homem, e estão mais em contato com a natureza.

    Macacos são silvestres. Devem ter licença do IBAMA para serem animais domésticos, com exceções óbvias de pessoas que moram perto de matas e outras regiões.

    Assim, a adoção de animais mamiferos macacos, deve ser feita com zelo, responsabilidade e procedimento junto ao IBAMA. Há um procedimento adminsitrativo que legaliza a posse destes animais, mas isso é outra estória.

    A princípio ter animais silvestres em casa soa na ilegalidade.

    Rogério Gonçalves
    advogado - www.direitoanimal.com.br - www.cepra.org.br
    Cel: 72081816 - Tel/Fax: 26064969 -
    CEPRA - 3539-1144

    ResponderExcluir
  5. OI ACHEI ESSE SITE NÃO FOI POR ACASO,ESTOU MUITO TRISTE E REVOLTADA,ABANDONARAM UNS GATINHOS FILHOTES NA LOJA QUE EU TRABALHO.
    UMA CLIENTE SE DISPOS A LEVAR NO CANIL MAS ELES
    NÃO ACEITARAM,ELES AMEAÇOU DEIXAR ELES LA E ELES DISSERAM Q IAM CHAMAR A POLICIA...
    EU SOU MEIA LEIGA NESSA QUESTÃO,MAS ELES PODEM FAZER ISSO?
    ME RESPONDE POR FAVOR...
    OBRIGADA

    ResponderExcluir

LEIA AQUI ANTES DE DEIXAR SUA MENSAGEM -

Deseja adotar ou mais informações sobre um animal anunciado?

Então entre em contato direto com a pessoa responsável. O telefone ou e-mail aparecem sempre destacados no final de cada postagem. Eu faço somente a divulgação, nenhum desses animais está comigo. No caso de outros assuntos que exijam resposta, deixe seu e-mail para contato. Não damos retorno por telefone.