quinta-feira, 17 de março de 2011

Bastou um homem solidário e de boa vontade para Pinpoo ser encontrado. Ao sargento Paulo Roberto Ribas da Silva, o nosso muito obrigada


De volta à dona, cãozinho Pinpoo participa de programas de TV e ganha bolo de aniversário*

*Reportagem de 17/3 do UOL NOTÍCIAS
De volta para o colo da dona, a aposentada Nair Flores, depois de mais de dez dias sumido, o cãozinho Pinpoo teve dia de celebridade nesta quinta-feira (17) em Porto Alegre (RS), onde vive. O cãozinho participou de programas de televisão (até fez cocô no estúdio), conheceu a apresentadora Sabrina Sato, tirou fotos e ganhou bolo de aniversário -- ele completou 11 meses hoje.
Desaparecido desde o dia 2 de março, enquanto embarcava para o Espírito Santo no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, o filhote mistura de pinscher com poodle tomou conta dos noticiários do país. Durante a busca incansável, Nair topou com dois cães semelhantes ao seu, mas logo eles foram descartados quando Nair viu que não eram o mascote original.
Nessas duas semanas fora de casa, Pinpoo voltou com um quilo a menos, machucado nas patas e completamente sujo. Hoje, visitou o veterinário, que atestou que, apesar do susto, ele está em ótima forma. “É por causa da alimentação. Ele é meio vegetariano, não é muito de carne”, comenta Nair.
Durante a tarde desta quinta-feira (17), o telefone da aposentada não parou de tocar. Felicitações e pedidos de entrevista de todos os lados dividiam a atenção da dona com o seu melhor amigo. Pinpoo virou popstar. Seu nome chegou a constar nos Trending Topics do microblog Twitter.
Sujeira no estúdio de TV
Ao meio dia, ele participou de um telejornal local. Além de posar para fotografias, deixou marcada sua primeira aparição ao vivo na TV. “Ele acabou fazendo cocô dentro do estúdio. Vi que ele estava precisando fazer. Mas não deu tempo de sair.”
Pinpoo é dócil, porém desconfiado. Não se sabe se é porque passou por seu inferno astral da pior maneira possível -- hoje ele completa onze meses de idade. Mas talvez por seguir seu instinto, ele prefere a companhia feminina. Hoje à tarde, dormiu aos pés de Sabrina Sato, do Pânico na TV, que encabeçou uma campanha para descobrir o seu paradeiro.
Sabrina presenteou o cão com um bolo, muito bem apreciado pelo aniversariante. No entanto, o melhor manjar para Pinpoo está por vir. “A comida preferida dele é carne moída com brócolis, moranguinha e batata, mas, assim, bem sequinho”, dá a receita, dona Nair.
Mas para não fazer desfeita, uma salsicha comida na presença das visitas foi bem. “Ele é cachorro de pobre. Não gosta de presunto, só de salsicha. E aposto que se tivesse mortadela ele comeria”, disse sua dona para a equipe de TV.
Na Justiça
Mesmo acostumado a hábitos simples, a viagem de Pinpoo, que não aconteceu, custou mais do que a passagem de um adulto. Durante os sete dias em que ficou no Espírito Santo antes de voltar a Porto Alegre, a aposentada conta que as informações dadas a ela pela companhia aérea se limitavam a dizer que o cachorro continuava perdido.
Nair promete brigar na Justiça com a companhia aérea que perdeu seu cachorro. A aposentada conta ainda que uma funcionária sugeriu que ela fizesse um acordo com a empresa. “Jamais aceitaria um acordo. Ele é um ser vivo. E se fosse um filho, quanto esse acordo valeria?”, questiona.
Além disso, Nair planeja defender uma maneira alternativa no transporte aéreo dos mascotes. “Vou batalhar por um lugar mais humano para os cães viajarem.”
A caixa de transporte de Pinpoo foi entregue à dona Nair. Aparentemente é difícil para um cão do seu porte abri-la -- a portinhola de ferro se desloca para dentro. Mas a companhia aérea continua se defendendo, afirmando que o cão deva ter forçado o compartimento.
Fim da procura
Pinpoo foi capturado na noite dessa quarta-feira (16) pelo sargento Paulo Ribas, do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BM), que fica dentro do terreno do aeroporto. Desde segunda-feira, Ribas atraia o animal com comida. Na noite de ontem, o sargento conseguiu trancar o animal em sua sala, dentro do batalhão. A isca foi irresistível para o cão: um frango assado. “Do jeito que ele gosta. Ele só come frango assim”, lembra dona Nair.
Nair, agora, está preocupada com o sargento Ribas, que infringiu uma regra imposta pela Infraero, de não alimentar animais nas cercanias do aeroporto. “Quero que vocês dêem força para ele, porque ele foi um herói. Se o Brasil fosse solidário da mesma maneira que o sargento Ribas foi, seria um outro país.”
Cão e dona voltarão a ter a vida de mãe e filho novamente. A única preocupação de Nair será com os furos nos lençóis, de Pinpoo, já que haverá frango assado para o jantar.


Após armadilha, cão Pinpoo é encontrado em aeroporto*

* Reportagem de 17/3 publicada no UOL NOTÍCIAS

São Paulo - O cão Pinpoo, que sumiu no dia 2 deste mês na capital gaúcha, foi encontrado ontem graças a uma armadilha feita por Paulo Roberto Ribas da Silva, sargento do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (polícia gaúcha) de Porto Alegre. O animal foi entregue na noite de ontem à sua dona, a aposentada Nair Flores, de 64 anos.
A angústia da aposentada começou no dia 2 de março, quando ela contratou os serviços da Gollog para despachar Pinpoo, um filhote de 11 meses, cruza das raças pinscher e poodle, de Porto Alegre para Vitória (ES), de onde o animal seria levado para Guarapari (ES) para acompanhá-la em férias. Como o cachorro não chegou ao destino, a dona voltou a Porto Alegre e passou a procurá-lo diariamente no Aeroporto Salgado Filho. Na busca, chegou a sofrer uma torção de tornozelo, o que a deixou temporariamente impedida de dirigir.
Na segunda-feira, moradores de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, enviaram a funcionários do aeroporto um cachorro semelhante a Pinpoo. Nair foi imediatamente ao local, onde encontrou um animal maltratado, com feridas pelo corpo e comportamento estranho. Embora tenha pelos, olhos e idade semelhantes aos de Pinpoo, o cão não fez festa no encontro e se manteve indiferente. Como ficou em dúvida, a aposentada internou o cachorro numa clínica, para tratamento e banho. Após isso e um novo exame, Nair se convenceu de que aquele animal não era o Pinpoo.
Condoído pela história do cão perdido, Ribas da Silva bolou um plano para capturar o animal, que às vezes aparecia no Aeroporto Salgado Filho no período da noite à procura de alimento. "Coloquei comida em um pote e deixei dentro de uma sala. Ele entrou para comer a ração com pedaços de carne de galinha e eu o peguei", disse o sargento, orgulhoso.
Segundo Ribas da Silva, Pinpoo andava há dias pelos arredores do aeroporto. "Ele parecia assustado com a movimentação do local." O sargento acompanhava a história do cachorro pela imprensa e reconheceu Pinpoo pelas imagens veiculadas na mídia e por fotos distribuídas aos funcionários do aeroporto. "Acompanhei a entrevista da dona dele na imprensa e me comovi muito. Eu tenho dois cachorros e mexeu muito comigo ver o desespero dela."

Agora eu me pergunto: Só a Gol não sabia que Pinpoo continuava pelo aeroporto? Graças a Deus, o destino de Pinpoo dependeu do sargento Paulo Roberto Ribas da Silva e não da arrogância, da incopetência e da má vontade dessa companhia aérea. Parabéns ao sargento pela iniciativa e também por ser uma pessoa tão humana e solidária. Ele honra a farda que veste.

5 comentários:

  1. Acredito que só um processo para que a empresa Gol tenha mais cuidado e também para servir de lição para outras empresas do ramo.
    Estou feliz que Pinpoo já esteja em casa com sua dona, graças a nobreza e solidariedade desse homem.

    ResponderExcluir
  2. Fico absurdamente contente pelo final feliz dessa história.
    Torço, também, para que o outro cãozinho que foi confundido com o Pinpoo possa ser adotado e ser feliz! Não nos esqueçamos dele, né?! :)

    ResponderExcluir
  3. Que horror! Que falta de competência, de seriedade e sei lá mais o quê!? Se eu estivesse no lugar da aposentada teria sofrido um colapso! Pessoas frias, não sabem que eles são como filhos pra nós? Que dó do cãozinho! Estou indignada!

    ResponderExcluir
  4. Que notícia FELIZ!!!!!!!!
    Graças a Deus!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. FIQUEI MUITO CONTENTE COM O FINAL FELIZ DESSA HISTÓRIA, TBM DESEJO PARABENS PARA O SAGENTO QUE FOI MUITO HUMANO, MAS CONTINUO ACHANDO QUE A COMPANHIA AÉREA DEVE SIM SER PROCESSADA, PARA QUE POSSAMOS NOS ORGULHAR AINDA MAIS DAS NOSSAS ATITUDES.

    BJS ATELIE BRILHO DO SOL - VANESSA DEALIS

    ResponderExcluir

LEIA AQUI ANTES DE DEIXAR SUA MENSAGEM -

Deseja adotar ou mais informações sobre um animal anunciado?

Então entre em contato direto com a pessoa responsável. O telefone ou e-mail aparecem sempre destacados no final de cada postagem. Eu faço somente a divulgação, nenhum desses animais está comigo. No caso de outros assuntos que exijam resposta, deixe seu e-mail para contato. Não damos retorno por telefone.