terça-feira, 31 de março de 2009

Coelho não é animal de estimação


Os coelhos de verdade não gostam de mimos, mas nós adoraríamos que você nos desse muito carinho na sua casa



Nesta Páscoa, Aspan sugere que as famílias adotem cães ou gatos para as crianças no lugar dos tradicionais coelhos

De olhos vermelhos e pelos branquinhos, os fofos coelhos são os animais mais comprados e ganhados no período de Páscoa. Mas por causa de certos hábitos destes animais, a maioria, pouco tempo depois, é facilmente encontrada solta pelas ruas, entregue ao abandono. É que os coelhos não são animais de estimação, como explica o médico veterinário Lélio Costa e Silva, que também é membro da Associação de Proteção aos Animais Francisco de Assis, do Vale do Aço (Aspan/ Bicho Bom). “Coelhos são animais domésticos, e assim como as vacas, por exemplo, são criados com fins econômicos. Animais de estimação são aqueles que criam um laço afetivo com o ser humano e gostam de colo e de carinho”, diferencia Lélio.


E colo é tudo o que o coelho não gosta, garante o veterinário. “Eles não são apropriados para serem carregados, mimados ou acariciados. Levantá-los causa-lhes estresse e medo porque os coelhos se assustam com muita facilidade. E ao ser levado ao colo por uma criança, o coelho pode arranhá-la ou mordê-la para se defender”, alerta o médico.


A reação agressiva pode fazer com que a criança solte o animal bruscamente. E aí vem mais um problema. “Os coelhos sentem dores pela queda e podem até sofrer fraturas. Situações estressantes como estas podem levá-los ainda a ter ataques cardíacos, já que se assustam facilmente”, adverte Lélio. Outra prática que pode machucar e prejudicar um coelho é ser segurado pelas orelhas. “Para eles, é doloroso e estressante. Se precisar carregar um coelho, é melhor envolvê-lo numa toalha”, aconselha o veterinário.


Há ainda os riscos dos coelhos transmitirem algumas doenças aos seres humanos. “A sarna sarcóptica, as micoses da pele do coelho, a febre maculosa e a tularemia, um outro tipo de febre do animal causada pela bactéria Francisella tularensis, podem ser transmitidas ao homem”, acrescenta Lélio.

Mais estresse
Os coelhos, de nome científico Oryctolagus cuniculus, são animais que vivem de cinco a 10 anos, podem pesar até quatro quilos, atingir 30 centímetros e reproduzir até 70 filhotes por ano. Apesar da aparência fofa e dócil, não são adequados para dentro de casa ou apartamentos. “São animais que precisam de espaço para se movimentar, normalmente seis metros quadrados. Eles também gostam de escavar, e nas casas, isso nem sempre lhes é permitido”, observa Lélio.
O veterinário lembra ainda que, em gaiolas, os coelhos ficam com os músculos enfraquecidos porque não podem pular e escavar, hábitos característicos da espécie. “O melhor para satisfazer suas necessidades é acomodá-los em grupos, porque eles precisam de animais da mesma espécie para se sentirem bem, e em grandes viveiros, para que possam se movimentar livremente”, recomenda o veterinário. E nada de alimentá-los somente com cenoura e alface. A alimentação deles precisa ser rica em vegetais frescos, fibras variadas e ramos para roer e desgastar os dentes.

Nós gostamos de mimos
Animais de estimação, que gostam de mimos, colo e cafuné, só mesmo os cães e os gatos. Há vários destes, de cores e de portes variados, sob a responsabilidade da Aspan/ Bicho Bom para adoção. Estes sim vão gostar de todo carinho humano e vão estabelecer uma relação de afeto com os donos.

“Mas é preciso lembrar que, ao serem adotados, estes animais vão levar um tempo para se adaptar à nova vida”, lembra Lélio. É da natureza destes animais disputar a liderança do grupo e delimitar o território com hábitos como urinar por determinados locais da casa. Eles podem também não se adaptar à comida oferecida inicialmente e estranhar o contato com crianças. “Com carinho e paciência, tudo se ajeita. Todos os dias é preciso ensiná-los onde devem fazer suas necessidades e quais são os limites que devem ser respeitados. Em aproximadamente um mês, o novo bichinho de estimação se sentirá em casa”, afirma o veterinário.

Nesta Páscoa, para agradar àqueles que planejavam adquirir um coelhinho, alguns animais da Aspan/ Bicho Bom se disfarçaram para conquistar você que é da região do Vale do Aço, MG. Para levá-los para casa, mande um email para bichobomvaledoaco@yahoo.com.br que a Aspan/ Bicho Bom lhe passará todas as informações sobre a adoção. Mais informações sobre adoção e contribuição com o trabalho da entidade podem ser obtidas pelo http://www.aspan-mg.org/

Atenção pessoal: existe um site que trata exclusivamente da adoção de coelhos, quase todos abandonados depois de terem sido comprados por impulso. A maioria deles está em Florianópolis/SC, mas também há casos de outras localidades do país. Para conferir, acessem: http://www.adoteumorelhudo.com

E anos depois, o problema continua o mesmo. Vejam só esta matéria da Folha: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/05/1634143-invasao-de-coelhos-cidade-usa-adocao-para-conter-superpopulacao-em-lagoa.shtml 

87 comentários:

  1. discordo do que disse.
    eu tenho coelhos e sao otimos animais de estimaçao, adoram carinho, sao doceis e inteligentes
    e doenças, caes e gatos tambem transmitem muitas.
    considero o melhor animal pra se ter em casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/1/13 00:44

      Concordo com a Gislane. Eles são muito inteligentes. Fazem suas necessidades num canto só, e até pulam na cama pedindo carinho. Tive um cinzento. Um amor de criatura. O único problema que me incomodava era quando entrava no cio. Coelhos pensam que somos todos coelhas e querem transar com a perna da gente. E urinam em nós (em jatadas) pelo cômodo todo para nos seduzir. Comem tudo o que dermos para eles; até alpiste , macarrão cru e palha seca. Quase não bebem água.
      Tudo depende do modo como o tratamos. Todo animal quer ser bem tratado. Nem sempre cafuné ou colo é carinho para todos os animais. Adoram serem escovados. Um cantinho escuro e seguro como uma caixa de papelão para se mocarem. Só é preciso mantê-los longe dos fios elétricos. Apartamentos não são muito bons para eles. Mas quem tiver uma casa com quintal e grama, é um paraíso p/ os orelhudos.
      Talvez pelo fato de serem fortes concorrentes de cães e gatos, o Dr. Veterinário esteja tentando defender o seu negócio de pet shop.

      Excluir
    2. Anônimo3/7/13 13:33

      verdade eu tenho um coelho

      Excluir
    3. taném concordo com vc ...tmbm tenho coelho e eu gosto muito dele é sim de estimação

      Excluir
  2. Febre maculosa (pelo carrapato), cães tb transmitem.Que apelação.

    ResponderExcluir
  3. discordo por completo.. ve-se mesmo que nao tem nenhum.

    eu tenho um coelho de estimaçao e sao animais optimos para ter em casa, sao meigos gostam de brincar e quanto ás doenças todos os animais podem transmitir doenças.

    enfim só fica a perder com este tipo de textos que coloca.

    ResponderExcluir
  4. O texto sobre os coelhos é uma reportagem produzida pela Aspan e expressa a opinião de um médico-veterinário, o Dr. Lélio Costa e Silva, integrante da Associação de Proteção aos Animais Francisco de Assis, do Vale do Aço (Aspan/ Bicho Bom). A matéria aborda diversos problemas da relaçao coelho/ser humano e foi produzida em época de Páscoa, quando muitas pessoas compram um coelho por impulso e depois se arrependem, jogando o pobre bichinho na ruas. Claro que nem todos são assim, e tem muita gente que gosta do coelho e cuida bem ele, mas infelizmente, nem todos são assim.
    Entendo que algumas pessoas podem não concordar com o teor da reportagem, mas eu concordo, especialmente quando ele fala sobre o estresse que o animal sofre. Quanto às doenças, é certo que cães e gatos também podem transmiti-las, mas o fato é que já existem vacinas que evitam que os próprios cães e gatos contraiam boa parte delas - no caso do carrapato não tem a vacina, mas existem os anti-parasitas que são eficients para evitar que cães e gatos contraiam as doenças transmitidas pelo carrapato. Confesso que não sei dizer se esses anti-parasitas podem ou não serem aplicados em coelhos. De qualquer modo, as pessoas são livres para terem e expressarem suas opiniões. Por isso, estão publicados aqui tanto o ponto de vista do Dr. Lélio quanto o daqueles que discordam dele. Acho que abrir espaço para opiniões diferentes faz com que todos ganhem e aprendam uns com os outros. Ninguém tem nada a perder com isso, não é mesmo? ;-)

    ResponderExcluir
  5. O texto sobre os coelhos é uma reportagem produzida pela Aspan e expressa a opinião de um médico-veterinário, o Dr. Lélio Costa e Silva, integrante da Associação de Proteção aos Animais Francisco de Assis, do Vale do Aço (Aspan/ Bicho Bom). A matéria aborda diversos problemas da relaçao coelho/ser humano e foi produzida em época de Páscoa, quando muitas pessoas compram um coelho por impulso e depois se arrependem, jogando o pobre bichinho na ruas. Claro que nem todos são assim, e tem muita gente que gosta do coelho e cuida bem ele, mas infelizmente, nem todos são assim.
    Entendo que algumas pessoas podem não concordar com o teor da reportagem, mas eu concordo, especialmente quando ele fala sobre o estresse que o animal sofre. Quanto às doenças, é certo que cães e gatos também podem transmiti-las, mas o fato é que já existem vacinas que evitam que os próprios cães e gatos contraiam boa parte delas - no caso do carrapato não tem a vacina, mas existem os anti-parasitas que são eficients para evitar que cães e gatos contraiam as doenças transmitidas pelo carrapato. Confesso que não sei dizer se esses anti-parasitas podem ou não serem aplicados em coelhos. De qualquer modo, as pessoas são livres para terem e expressarem suas opiniões. Por isso, estão publicados aqui tanto o ponto de vista do Dr. Lélio quanto o daqueles que discordam dele. Acho que abrir espaço para opiniões diferentes faz com que todos ganhem e aprendam uns com os outros. Ninguém tem nada a perder com isso, não é mesmo? ;-)

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com a notícia!
    É muito complicado criar um coelho.
    Apesar de todo o carinho, eles continuam preferindo viver no meio de plantas. Já tive, fiquei com pena e acabei doando-os para um sitio.
    É muito mais aconselhável criar um cachorro ou gato.

    ResponderExcluir
  7. discordo
    meus coelhos preferem receber carinho do que comer.
    coelhos podem nos machucar apenas se não houver carinho.
    gatos são animais de estimação e estão sempre arranhando alguem,
    caes destroem muitas coisas,enquanto coelhos sao doceis,inteligentes,e carinhosos.
    a coelha da minha irma é tao carinhosa que ate me lambe quando ganha carinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm acho gesiane tenho um coelhinho e ele adora ficar no meu colo e receber carinho!

      Excluir
  8. Anônimo4/1/10 02:33

    Quem posta uma besteira dessa nao sabe nada sobre coelhos! Me desculpe mas se teve alguma experiencia ruim em sua vida com alguns animais os coelhinhos nao tem culpa! Na verdade a unica diferença é sua linguagem, coelhos se comunicam de maneiras diferentes de cães e gatos! Sempre digo que o problema esta no ser humano que os cria e não nos animais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/1/13 00:54

      De fato. E coelhos têm a vantagem que NÃO LATEM, não fedem e não arrancam pedaços de ninguém. Se há um símbolo da paz melhor do que os infectos pombos, são os coelhos. Eles são mais vítimas das doenças e pragas transmitidas pelos cachorros e gatos do que o contrário. Qualquer cocô (até de gente) pode ter salmonela fungos, cistos, ovos e larvas . Até o nosso. E nós temos que nos limpar todos os dias após sentar no trono, com uma das mãos. Coelhos também não têm pulgas, pelo menos o meu não tinha nenhuma. Coelhos também gostam de banho, desde que com água morna e que sejam enxugados com calma e carinho. Já tive gato, cachorro, coelho, pássaros de gaiola, periquitos e peixes de aquário. Dez a zero para os coelhos.

      Excluir
  9. Tenho uma fuzzy lop que, apesar de roer todos os fios da casa, gosta de carinho sim. Gosta quando quer, é claro. Mas trata-se de um animal quase silvestre (haja vista que coelhos anões são "produzidos").

    Mesmo assim, ela pede carinho, pede colo, lambe a minha mão quando a acaricio nela, deita pra receber afagos...
    O único problema é que tem tentado "cruzar" com a minha mão. o_O

    Acho que o post refere-se a coelhos "normais", visto que fuzzy lops, mini lops, lion heads e outros mini coelhos NÃO comem alface, pois podem morrer com diarréia.

    ResponderExcluir
  10. Veterinário, médico, seja lá quem escreveu, não é especialista e ficou bem claro que não manja NADA de coelho.
    Basta pesquisar um pouco pra ver como os coelhos são inteligentes, carinhosos e ideais para se criar em casas ou apartamentos. O problema é o ser humano que vai conviver com o bichinho.
    No Japão, os coelhos já são tão numerosos em residencias do que cães e gatos. Nos EUA o número só cresce.
    Bom, quem não tá com paciência pra pesquisar mais a fundo, basta ir ao Youtube e digitar a palavra coelho em qualquer língua... "bunny" ou "rabbit" ou "lapin" ou "coniglio" ou "conejito" ou mesmo "mini coelho" e assistir aos vídeos e ver, como tudo o que foi dito aqui, não é bem verdade.

    ResponderExcluir
  11. Discordo, que grande bobagem!
    Coelhos se assustam com facilidade? Fato! Agora, coelhos sabem reconhecer seu dono e até o cheiro deles! Devem ter sim um espaço para lazer mas também sao muito carinhosos, desde que estejam acostumados com a pessoa. Diria, sem a menor dúvida, que um coelho é muito mais carinhoso que um gato, especialmente neste negócio de colo!

    ResponderExcluir
  12. Olha gente... A questão da reportagem refere-se como sempre "a posse irresponsável". Ninguém disse para não ter coelhos, mas mais uma vez, na tentativa de diminuir o abandono e a reprodução indiscriminada, a ONG está buscando orientar sobre os prós e os contras sobre se ter coelhos - assim como orientam sobre tudo que um outro animal de estimação necessita para sua vivência digna; pois muitos adquirem um coelho por ele ser "fofinho" e "bonitinho" e dai em menor sinal de problema que ele cause, o dono tira o mesmo do caminho, da forma como lhe convem - seja matando, largando na rua ou entregando pra qq um.
    Cães e gatos são fantásticos, cada um com suas características... assim como peixes, hamsters, pássaros, tartarugas e etc... Cada um é um. Ninguém da Ong é contra coelho, porém a insatisfação dos donos irresponsáveis sempre respinga nas ongs e nas pessoas protetoras... por isso o alerta: Quer um? Repense e aja com paciência, amor, responsabilidade e sempre visando o bem do animal. Nem por moda, nem por beleza e sim pq realmente está disposto a ter um e encarar os pontos positivos e negativos.
    Eu mesma tenho vontade de ter coelho.
    E diante de tantos cães e gatos abandonados é óbvio que existem situações em que uma boa ação, um gesto de adoção, salvar uma vida realmente vale o significado da páscoa - muito além do que seguir "modinhas" ou enxergar um bichinho como brinquedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha tem um coelho e eles podem sim ser animais de estimação, mas sao naturalmente mais assustados até que se acostumem com seus donos.

      Excluir
  13. Eu nunca vi um coelho abandonado na rua ,como existe cachorro ou gato, se alguem souber de doação de coelhos me contate edsonroxa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/6/12 09:07

      A Sabine Fontana faz um trabalho lindo ajudando estes orelhudinhos lindos e queridos:

      http://www.adoteumorelhudo.com/db/?s=m&c=

      Excluir
  14. descordo totalmente do kii disseram nos textos e eu vou ate comprar um mini coelho fuzzy ele nao vai dar trabalho como vcis disseram e mesmo assim eu vou dar amor e carinho pra eles e eles mii daram tambeim duvido ki seja tao difissil cuiidar de um coelho

    ResponderExcluir
  15. Anônimo2/8/10 10:08

    tenho um coelho angorá que só nós traz alegria, ele é lindo,corre pela casa inteira, lógico que tem que ficar de olho, pois ele rói tudo e entra em vários lugares,vai para a gaiola na hora que quer descansar, tem lugar certo para fazer suas necessidades, é super higiênico e adora jogar bola com os meus filhos, ele não gosta muito de colo não, mais só ver as suas bagunças já nos diverte e muito, nunca consegui criar cachorro, pois quando eles crescem acabo ficando com medo de lidar com eles, foi o que aconteceu com uma cadelinha que eu adotei, ela acabou ficando com a minha vizinha, já que vi que não conseguiria cuidar dela como ela merecia, mas com o coelho é completamente diferente, ele é super carinhoso.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo3/8/10 18:01

    Pelo amor.....eu adoro coelhos, mas acho que eles preferem o habitat deles, casas, pessoas, nossa rotina, não tem nada a ver com coelhos,eu estou de acordo com o texto. Doenças todos os animais podem transmitir, até o proprio homem transmite doenças para outros...oras.
    Acho que cães e gatos são mais adequados, eu prefiro adotar um cão do que um coelho, já tive coelhos, aves, mas nada se compara aos cães, eles são de fato o melhor amigo do homem, meu cão só me dá alegrias, coisa que um coelho nunca fez pra mim!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo4/9/10 22:25

    O que é complicado e perigoso se criar é um ser humano, alguém sabia disso?? Eles matam, roubam, estupra, machuca, menti e trasmite doenças super contagiosas.
    Eu tenho uma coelha, mora comigo e dentro de um apartamento. SIMM UM APARTAMENTO. e ela se chama Betina, me acorda pelas manhas me cheirando, lambe os meus olhos quando estou chorando, me faz rir quando estou querendo gritar de nervoso, a familia inteira ama ela e ela se sente amada.Ah! Ela adora colo, sabia que ela até dorme no meu colo?? e adora andar de carro..e quando ELA QUER dorme comigo.. Ah e faz suas necessidades em cima do jornal lá na lavanderia. Conheço uma mulher que pegou Hepatite B de um paciente, ele enjetou a seringa contaminada nela.. desse tipo de coisa " ser humano" que deveriamos ter MEDO, CUIDADO..
    Veterinário sabe do que aprende FRIAMENTE na faculdade, diferente é você criar, conviver com o animal que seja. Qualquer animal tratado com carinho e SIM como se fosse da familia não tem como ser arisco, bravo e etc.
    Deus faz suas obras primas com perfeição, mas os "homens" e que destroi.
    Antes de ser publicar uma matéria que o MESTRE DO MESTRE disse, ensinou.. Tente falar do que é experiencia para você, não o que o "diplomata" disse. Só uma dica.
    Um abraço,

    Ly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também discordo da matéria,tenho um mini muito fofo, que adora carinho, adora brincar, fica todo feliz e saltitante quando me vê. Ele tem que ter espaço para brincar, mas mora em ap, é um animal muito limpo, usa bandeja p necessidades rs acho um maravilhoso animal de estimação, um dos melhores junto com o cachorro. E tb nunca vi um coelho abandonado pelas ruas.

      Excluir
  18. Olha dei um mini coelho au meu filho e é show. Muito divertido, estamos criando vinculos, mostrando ao coelhinho espaços e muita diversão. Meu filho já têm peixes, aves,um cão, uma tartaruga e adora o coelhinho. Melhorou até o rendimento na escola. O importante foi a adoção do coelhinho é para sempre e deve cercar-se de muitos cuidados, assim como cuidamos de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  19. Gente, fala sério coelho causa doenças sim, e fora que faz xixi e côcô toda hora, não devemos ter em ksa!! ECAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e só. ensinar meu querido. você. faz xixi e coco no lugar porque te ensinaram!! se não estaria fazendo em todo lugar.

      Excluir
    2. Anônimo5/1/13 01:06

      É porque vc não sabe ou não soube lidar com o bicho. Animais que comem carne são muito mais pestilentos, como o gato, por exemplo. Transmite a toxoplasmose, que mata e cega humanos, além, claro da raiva. Lembro aqui da atriz Miriam Pires, que morreu infectada com toxoplasmose de seus "bichanos". Coelhos não transmitem essas calamidades. E se bem tratados, não pegam doença alguma. Quem não tem paciência ou não sabe, ou tem preguiça de cuidar de qualquer bicho, não deve ter nenhum. Uma folha de alface mal lavada no seu prato pode ser mais maléfica do que um pobre coelho.

      Excluir
  20. Tenho um coelho, mas sei que é complicado, pois coelho não gosta muito de colo nem de ficar ganhando carinho o tempo todo.

    Sem contar que são muito sensiveis, as pessoas pegam os coelhos e deixam presos, o que é muito absurdo.

    Acho que se é para ter o bicho preso o dia inteiro num lugar que ele mal consegue se mexer, melhor não ter!
    Veterinario especializado também é dificil.

    Mas, se a pessoa está disposta a criar coelho, vai gostar muito... são muito carinhosos, fofinhs e inteligentes.
    São limpos, não fazem barulho e são ótimas companhias.
    Porém, tem que ter responsabilidade e muito cuidado, não dá para deixar preso ou solto de qualquer jeito num quintal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/1/13 01:11

      Se vc quer ter um bicho em casa, tem que "entrar na dele". Gatos são diferentes de cães, que são diferentes de gambás, etc. Tem que saber como eles querem ser tratados. Eles sempre dão retorno em afeição ao seu dono, mestre, guia, lider, como queira; depende de quem o adota e o cuida. Uma coisa é certa: nenhum animal gosta de maus tratos. Seja bom para ele e ele será bom para você.

      Excluir
  21. eu quero adotar um coelho mas eu quero saber se da pra cria-lo em dois comodos pois minha mãe disse que eu só posso deixar ela em dois comodos da casa

    ResponderExcluir
  22. Olá Tata

    O texto acima informa que um coelho precisa de no mínimo 6 metros quadrados para se movimentar. Você tem que medir os cômodos reservados ao seu futuro bichinho para saber se eles serão o suficiente.

    ResponderExcluir
  23. Quanta besteira! Não posso acreditar que essas coisas tenham saído de um veterinário!
    Sou super a favor da adoção de cães e gatos e concordo que DAR COELHO NA PÁSCOA pra qualquer um NÃAAAAO!
    Porém, minha coelhinha é muuuito mimada e bem tratada e adora carinho, vem SOZINHA pro colo (sem comida, ok? rs), atende pelo nome e não morde ou arranha ninguém!
    Esse artigo foi um jornalismo muito 'preguiçoso'.

    Na próxima tente pesquisar melhor antes de escrever/postar uma coisa dessas.
    Quem tá aqui falando que concorda e isso e aquilo, infelizmente, não soube cuidar do animal! E aí é melhor mesmo doar pra alguém que queira.

    Mais uma vez: COELHO NA PASCOA nãaao!

    ResponderExcluir
  24. Em primeiro lugar, discordo do título da matéria, visto que coelho pode sim ser um animal de estimação (desde que atendido suas necessidades). Falo isso, porque tenho uma mini lop, que além de ser dócil (e querer carinhos, inclusive colo), ela é muito esperta e adora explorar o meu apartamento. Discordo também com a frase “Coelhos são animais domésticos, e assim como as vacas, por exemplo, são criados com fins econômicos. Animais de estimação são aqueles que criam um laço afetivo com o ser humano e gostam de colo e de carinho” – a minha coelha além de criar laços de afeto também distingue as pessoas que convive, preferindo carinho de algumas. Sobre os arranhões e mordidas, cachorros e gatos quando com medo, também se defendem. Quanto aos coelhos comprados na Páscoa, qualquer animal comprado por impulso é uma atitude equivocada (e que também acontece com gatos, cachorros). No momento, em que você queira um coelho como animal de estimação, procure mais informações sobre ele (como cuidados, necessidades, hábitos...), e vai perceber o quanto um coelho pode ser companheiro maravilhoso.

    ResponderExcluir
  25. gostaria de saber qual tamanho que devo fazer, uma gaiola, só pra prende-lo na hora de dormir, se devo prende-lo , pois tenho um quintal grande porém sem grama ou terra, quem puder me responder eu agradeço! DAVI.

    ResponderExcluir
  26. Quem fala assim nunca teve um coelho em casa...tive um coelho que durou mais de 10 anos, inteigente, educado, muito carinhoso, adorava colo e atendia pelo nome...atualmente crio uma mini coelha que com apenas 2 meses já atende pelo nome, já faz as necessidades no msm lugar e adora colo...antes de postar materias sobre coelhos procure conhecer um!!!

    ResponderExcluir
  27. Anônimo1/2/11 10:18

    Discordo completamente da reportagem. Hoje há seleções e criações voltadas totalmente para coelhos pet. Tenho dois em casa e são tão carinhosos e companheiros quanto os cães q também tenho. Apenas são espécies diferentes, com necessidades diferentes.
    E a respeito do abandono, tenho a total certeza de que cães e gatos são muito mais abandonados do que coelhos...
    E também sou Médica Veterinária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1/9/13 18:07

      Gostei muito do que falou sobre os seus coelhos e cães que tem sem sua casa. Minha filha tem um cãozinho maravilhoso. É de raça mas nos ajudava a cuidar de um hamster que tivemos e morreu semana passada. Eu volto do trabalho às 22:30 e quando abria a porta o nosso querido hamster já sabia, e me esperava para mostrar o quanto era feliz com a gente. Adormecia na mão da minha filha e fazia coisas engraçadas. O nosso cão pela manhã sempre vai ao local onde o hamster ficava. Sente falta dele.
      Lido diariamente com alunos e professores numa universidade federal e alguns alunos e até mesmo professores são agressivos, discriminam pobres e pessoas de cor. As pessoas ferem sem serem feridas, elas magoam sem serem magoadas. Fazem isso de graça.
      Um coelhinho ou um hamster, um cãozinho sempre vão responder ao carinho que lhe passamos, ao local limpo e saudável para dormirem e ao respeito que damos a eles.
      Cometemos faltas também involuntárias que magoam e ficamos tristes e muitas vezes deprimidos.
      Portanto essa história do veterinário acima descrito é sem fundamento e incoerente até mesmo pela profissão que exerce.
      Eu tenho certeza que seus coelhos e seus cães sempre vão ser carinhosos com você. Continue sempre assim.

      Excluir
  28. Anônimo4/2/11 15:09

    quero doar meu coelho, ele é lindo, sua raça é angora, ele fica solto em casa e só faz xixi e coco na gaiola dele, mais eu quero muito um cachorro e ele não aceita, arranha e pula no outro animal, não quero que eles se machuquem, tenho meu coelho faz 1 ano e teno muito carinho por ele, mais tambem tenho uma filha que quer o cachorro e moro em apartamento, meu e-mail gifacchin@bol.com.br

    ResponderExcluir
  29. Anônimo4/2/11 21:18

    gifacchin@bol.com.br

    Vai me dizer que você tem carinho por seu coelho e quer doá-lo a um estranho? Imagino o que você faria se não tivesse carinho por ele então... Bicho não é brinquedo, não pode ser descartado quando o (des)humano dele se cansa. Será que daqui um ano você vai se cansar do cão também? Seja responsável e cuide bem do animal até o final da vida dele. Foi esse o compromisso que você assumiu ao levar o coleho para sua casa.

    ResponderExcluir
  30. iLoveOsAnimais25/2/11 00:39

    Também discordo! Tenho mini coelhos e coelhos comuns, TODOS eles adoram ficar no colo, inclusive a minha baby dorme comigo! Tudo depende do dono, e esse veterinário está errado ao afirmar que não são de estimação. A pantufa (uma das minhas coelhas) vira de barriga e pede carinho assim como um cão sabia? Quem duvidar é só mandar um DM pelo twitter (@iLoveOsAnimais) que eu envio as fotos de prova! NUNCA levei mordida de coelho, e concivo com eles desde os meus 3 anos! Coelho só morde se sente ameaçado, e assim como um cão, só se sente ameaçado se for agredido. Colo? A minha kiu chega a levantar as patas, puxar a barra da calça para pedir! E se vc não pega ela mesmo pula no seu colo onde se aconchega e dorme! Enfim, coelhos são tudo de bom, assim como cães, gatos, hamster, peixes.....

    ResponderExcluir
  31. Assim como varias pessoas ja disse esse texto foi feito por um ser bem preguiçoso eu tenho coelhos minha amiga tem coelhos, e eles sao muito mimados nÃO tenho problema algum. Pesquise mais no caso do veterinario estude mais.

    ResponderExcluir
  32. Realmente, o título da matéria é de doer! Coelhos podem, sim, ser excelentes animais de estimação. Agora, gatos requerem cuidados específicos, cachorros idem, coelhos idem idem. Então, antes de adotar um, procure se informar. E lembre-se: 1. gostam de roer (livros, papel, plástico, borracha, fios de telefone, elétricos); 2. não gostam de ser pegos a toda hora e de qq jeito; 3. a maoiria (mas não todos) aprende a fazer xixi/cocô na "caixinha"; 4. podem ficar um pouco agressivos se sofrem violência, principalmente quando novinhos. Se quer saber mais, muito mais, sugiro este site: http://www.rabbit.org /// (em inglês, somente)

    ResponderExcluir
  33. Eu tenho vários animais no meu apartamento. Minhas poodles e meus ferrets se adaptaram super bem. Confesso que minha coelhinha tem problemas em viver em apartamento. Acho que espaço e terra fazem falta a ela. Tentei doa-lá, mas fico com medo dela ser maltratada. Fico com pena, pois percebo que ela nao esta feliz.

    ResponderExcluir
  34. Quanta bobagem que vi nessa postagem tenho um coelho lindo,mto carinhoso,me segue,sobe no sofá e na cama,sobe no meu colo faço mtos cafunes nele que até dorme,quem escreveu isso nao entende nada,até ai tudo bem,o q nao é correto postar isso, um monte de asneiras

    ResponderExcluir
  35. Essa é a melhor resposta p quem acha q coelho nao gosta de ser mimado,nem de colo, vale a pena ver o video!
    http://www.youtube.com/watch?v=fpfUlyKprYk

    ResponderExcluir
  36. Concordo!
    Entendi que para se criar um coelho é necessário condições e local adequado para isso. Um quintal com espaço para o animal suprir suas necessidades é essencial. Ja vi casos de pessoas que deixam o bicho em um viveiro inadequado do início ao fim da sua vida. Engraçado como as pessoas se colocam no lugar dos animais querendo nomear sentimentos. Eles reconhecem o dono sim e até gostam de cafuné, mas ir contra o instinto do bicho aí já demais. É bonitinho, é peludinho mas exige cuidados especiais que muita gente esquece no ato da compra. Aliás, comprar um animal... Não aceito isso desde que me entendo por gente!

    ResponderExcluir
  37. Gostaria de ter um coelhinho, mas não sei se dará certo com meus cães, eles são sossegados... acho que primeiro preciso entender melhor como criar coelhos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/1/13 01:15

      É provável que não. Cães são predadores como os lobos. Coelhos são presas destes. Mesmo que os cães sejam filhotes, ainda assim é arriscado. Existe uma coisa impeditiva: a memória genética. Um coelho não precisa conhecer um cão para saber que ele é uma ameaça em potencial. Sua memória genética já conhece os cães e lobos, através de seus ancestrais. Assim como os cães sabem que coelhos são presas. O mais certo é que o coelho tenha uma vida estressante perto de um cão. Isso aí não dá samba não, hein?

      Excluir
  38. Anônimo6/7/11 21:36

    COELHO É SIM EU TENHO UM COELHA E ELA É IMPORTANTE P MIM ELA É MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.

    OBRIGADA

    ASSINADO:

    ResponderExcluir
  39. Anônimo6/7/11 21:48

    COELHO PODE SER CRIADO EM CASA EU TENHO UMA COELHA ELA TEM 1 ANO ELA É MEU BICHINHO DE ESTIMACÃO E EU TENHO UMA CACHORRA É SÓ VOCE TE CUIDADO PARA SEU CÃO OU OUTRO ANIMAL NÃO ATACA SEU COELHO GATOS E CÃES ATACÃO MAIS

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  40. Gente to preoucupada minha filha de 12 anos encontrou um filhotnho de coelho e ja faz 15 dias;..ela ama o bichinho ele fica dentro de casa ela cuida muito bem do coelho a questao é que tenho um bebe de 3 meses e to com medo da questão de doenças q pode ser transmitida ..quem souber sobre o assunto me ajude no que devO fazer..brigada..e mail meg_loira82@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/1/13 01:20

      Todo bebê deve ficar longe de fontes de doenças. Não é aconselhável deixar animais perto de bebês, assim como pegá-los com as mãos sujas ou com roupas usadas fora de casa. Não precisa também surtar e deixar a casa estéril. Bebês geralmente têm boa resistência se bem alimantados e cuidados, tal como os bichinhos de estimação. É só uma questão de bom senso.

      Excluir
  41. discordo eu tenho 7 coelhos e eles sao doceis,espertos e sao uma grasinha

    ResponderExcluir
  42. Também não concordo. Tenho uma coelha, ela é super carinhosa, quando chego em casa ela corre logo para os meus pés e fica me rodeando. Quando sento no chão, ela deita ao meu lado, bem encostadinha. Me lambe e da mordiscadas bem levinhas em mim. Todo mundo que se aproxima, se admira de sua doçura. Usa seu banheirinho, toma banho, não roi fios nem moveis por que adaptei e fica tudo no alto. Um coelho, quando bem cuidado, adoece bem menos que outros animais. Não faz baruho como os cães, não dá alergia como os gatos, só tenho que escovar seu pelo de vez em quando para nao criar bolas de pelo o estomago, (mas isso a gente faz tambem com cães e alguns gatos) e dou injeçoes de ivermectina a cada seis meses, previne sarna, vermes. E quanto a felicidade, bem , o dono que convive e conhece bem o seu animal, certamente sabe quando ele esta feliz ou infeliz. Na realidade, só em está perto de quem a gente gosta, confia e se sente seguro, nos faz feliz. Não é assim com a gente? Por que não com os animais? Ah, e eu teho tambem um cachorro,que por sinal, convive muito bem com a coelha, dentro de casa.

    ResponderExcluir
  43. ah, e em relação a viver com a mesma especie.. sei não , acho que a minha é feliz.

    http://www.youtube.com/watch?v=lJxy9FSQg9Q

    ResponderExcluir
  44. Concordo plenamente com o Dr. Lélio Costa e Silva. Temos um coelho em casa que só dá trabalho. Minha irmã ganhou do namorado, não aguentou a sujeira no apartamento dela e deu para minha mãe. Minha mãe tem dó de deixá-lo preso ou no quintal por causa de gatos da vizinhança e ele fica dentro de casa fazendo maior sujeira. Tenho bebê pequeno e minha mãe quer doá-lo, pois o bebê nem pode ficar no chão de tantas feses que ele faz. O namorado da minha irmã não pensou nisto quando deu o presente, pois era período de páscoa e o bichinho é muito fofinho. Ele tem 2 anos e estamos doando. Não vamos abandoná-lo, mas estamos tentando exaustivamente encontrar um lar para que ele seja bem tratado sem sucesso até então.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/1/13 01:29

      Pets não são para viver em gaiolas apertadas. Nem pássaros. Nem "apertamentos" são adequados para qualquer animal. Nem mesmo humanos. Todo ser vivo precisa de espaço adequado, a menos que você queira botar o coelho na panela. Então a gaiola servirá, pois ele vai ficar pouco tempo ali dentro. Coelhos filhotes sujam tudo mesmo, assim como crianças. Com o tempo eles aprendem a depositar as fezes em local apropriado, se você ensinar. Outra vantagem dos coelhos são o baixo custo de manutenção. Não precisam de Bonzo, psicólogo, nem encantador de cães. Eles gostam de boa música (calma), de ouvir sua voz falando com ele, de receber comida na boca, de que você o deixe à vontade. Se ele chegar perto de você, dê afeto. Se ele ficar na dele, deixe-o. É assim que se faz. Eles são mansos e silenciosos. Tente um pouco mais.

      Excluir
  45. Caros leitores,

    Como se não bastassem as centenas de apelos que recebo diariamente para divulgar cães e gatos para adoção, de uns tempos pra cá também tem aparecido gente querendo dar os coelhos que compraram por impulso e depois se arrependeram. São histórias parecidas com a que o leitor Anônimo postou acima. Pessoalmente, eu sou contra querer transformar um coelho em animal de estimação, mas se a pessoa quer ter um eu não vou criticar, desde que entenda que assumiu uma responsabilidade muito séria e precisa cuidar do animal até o fim da vida. Então, se alguém quer levar um coelho pra casa, que primeiro pense muito, avalie bem os prós e contras, pese bem a responsabilidade que está assumindo e só depois tome a decisão de ter ou não um coelho, um cachorro, um gato, um passarinho ou qualquer outro ser vivo. A pessoa que adota ou compra um bicho está assumindo uma vida e tem que entender que bicho não é brinquedo, precisa de cuidados, de higiene, de atenção, de amor, de espaço, de cuidados veterinários, de alimentação adequada, enfim, são muitas coisas e nem todos estão preparados ou têm condições de oferecer ao bicho tudo que ele precisa. A decisão não pode ser por impulso, não pode ser um capricho, pois no fim quem paga o pato é o pobre do animal. Então, se você quer um animal, qualquer que seja, conheça primeiro os princípios da posse responsável e pense se você tem ou não condições de suprir todas as necessidades do ser vivo em questão.

    ResponderExcluir
  46. EU DISCORDO PLENAMENTE COELHOS SÃO MARAVILHOSOS. EU TENHO UM E CUIDO MUITO BEM DELE EM QUESTÃO DÁ DOENÇA É SO CUIDAR POIS ELE NÃO PASSA DOENÇA SE NÃO TIVER DOENTE.AMO VCS COELHINHOS!!!!!

    ResponderExcluir
  47. Roberta Galli9/11/11 16:54

    Acho que a afirmação de que coelho não é animal de estimação é muito forte. O fato é que um coelho é DIFERENTE de um gato, que é DIFERENTE de um cachorro.
    Uma dificuldade para quem tem é achar veterinários experientes aqui no Brasil, mas aconselho que quem tem o bichinho, sempre pesquise em sites americanos, pois lá é muito comum ter coelho como pet. Isto não extingue a necessidade de levar o coelho a um veterinário, mas ajuda a conhecer melhor as doenças, hábitos e preferências do seu animalzinho. Também acho que a adoção por impulso não é um problema só para coelhos. Cães e gatos sofrem do mesmo problema, é só olharmos nas ruas!!Tenho 6, sou apaixonada por eles. ALGUNS não gostam de colo, mas OUTROS amam, assim como ALGUNS cachorros aou gatos que gostam ou não gostam!

    ResponderExcluir
  48. concordo em adotar cães e gatos, amo todos os animais e todos são especiais, mas quanto absurdo nesta matéria.... não se pode dar alface para coelhos (faz mal ao intestino, causa diarréia, o coelho desidrata rapidamente e pode morrer em 24h se não for dado o soro imediatamente) e coelhos são ótimos animais de estimação, não fazem barulho como cães e gatos... e etc... poderia ficar escrevendo milhões de coisas... procura se informar a respeito antes de publicar isso!!!!

    ResponderExcluir
  49. concordo com o com o dr.LÉLIO COSTA E SILVA meu sogro tem dois coelhos presos na gaiola não concordo com essa atitude de mante los presos tem até um deles que está com a pata machucada e o nariz fraturado parece que caiu um pedaço do focinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/1/13 01:32

      O problema não é o coelho. É a gaiola!!!

      Excluir
  50. Renata Sousa18/1/12 13:30

    QUE HORRORRRR!!
    Cachorros e gatos são maravilhosos..
    mas COELHOS SÃO MUITO MUITO ESPECIAIS...SÃO ADORAVEIS..ADORAM BRINCAR..AMAM UM CARINHO..ADORAM FICAR SEMPRE AO LADO DOS SEUS DONOS...sem contar que são SUPERR FOFOS!!
    Discordo totalmente de você, meu caro. Acredito que essa não é a melhor forma de demonstrar que você respeita e defende os animais. Você foi muito infeliz com sua colocação. Sugiro que reflita sobre seus pensamentos preconceituosos e ultrajantes.

    ResponderExcluir
  51. Quanta ASNEIRA descrita num só lugar! SR AUTOR, que sirva de aprendizado atrever-se a falar do que realmente tem competência para proferir. Não defame veterinários que são profissionais tão sérios e que desempenham um trabalho tão importante. SR ADMINISTRADOR DO SITE, como pode manter por tanto tempo uma matéria DESCABIDA como essa?! Respeite os leitores vetando tal asneira e mantenha assim a credibilidade do seu site!

    ResponderExcluir
  52. Engraçado! cachorros tambem, mordem, deformam, transmitem doenças... e varias outras coisas, Aff! Sem contar o trabalhao que dão cm vacinas,ração,veterinarios, dentre outras coisas!Agora por causa de 10, 15% dos comentarios negativos ja vem generazindo?coelhos,gatos,cachorros,piriquitos, hamsters,chinchilas,porquinhos da india.... podem sim ser bicho de estimação, o que tem de haver é mais responsabilidade! coelho precisa de 6 metros quadrado pra correr e se exercitar? cachorros precisam de 12! pra ser criados com responsabilidade! Quer criar um bicho com pouco espaço? cria um hamster!

    ResponderExcluir
  53. michele lopes dias4/3/12 15:50

    queria adotar um coelho moro no saude e adoro os animais mais acho mais grtificante adotar pois estarei ajudando mais os que estao abandondos eos que estao avenda sempre encontra um dono meu email;companhiadaalegriasp@hotmail.com obrigado meu tel 67597231

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure o projeto salve os coelhinhos!! Eles doam castrados mandam um guia de cuidados e acompanham a adoção e a adaptação.

      Excluir
  54. michele lopes dias4/3/12 15:53

    eu adoro os animais e gostaria sim d adotar um coelhinho

    ResponderExcluir
  55. Gente quanta besteira! Concordo completamente com o que o veterinario falou.

    O meu coelho é exatamente assim. É claro que eu amo a minha ursinha!!! e tento dar a ela carinho e tudo o que ela precisar. Mas realmente é muito mais facil criar um gato ou cachorro do que coelho. Coelhos são como gatos,tem aquela personalidadezinha mais afastada e tal. Tem gente que pensa que qualquer bichinho assim (coelho, ramster, passaro)é como o cachorro que vive aos pes do dono e não é bem assim. Quando ve que o animal é independente de voce passa a rejeitar nem dá carinho apenas cuida. Depois cansa e se desfaz de alguma forma.

    E eu moro aqui em Alagoas eu ja encontrei de tudo na rua: coelho, passaro de gaiola, pombo machucado... As pessoas abandonam sim.

    Coelhos são muito frageis, se assustam facil, são dificeis de vc segurar (até hoje nuunca aprendi um jeito de pegar ela)é dificil de dar banho, necessitam espaço e terra.

    Houve um tempo em que realmente eu pensei em dar ela pra alguem porque eu ganhei ela, eu não decidi que queria um coelho e sabia o que esperar. Eu ganhei e assumi a responsabilidade Mas foi dificil!!

    E o objetivo desse texto informativo é justamente esse. Que as pessoas tenham um coelho do jeito que ele é e não comprar achando que é um urso de pelucia e não saber cuidar e nem poder dar ao animal uma vida feliz.

    Parabéns a todos que tem o coelho manso e tal, que bom... Mas o meu coelhinho

    ResponderExcluir
  56. Patricia2/4/12 22:10

    Foi a pior matéria que já li sobre coelhos. Quem escreveu nunca teve um coelho! Tenho um mini-coelho que é muito carinhoso, pede colo, pede carinho, uma fofura. Meu fofuxo mora comigo em um apartamento, anda por todo o ap, levo pra passear solto em lugares que ele já está acostumado e na coleira em parques e lugares novos e ele adora, salta, brinca e sempre, sempre volta correndo pro meu colo! Quem não gosta de coelho e diz que eles merecem menos um lar do que cães e gatos não sabe é como cuidar deles. E provavelmente tb não vai saber cuidar de outro animal.

    ResponderExcluir
  57. Tenho uma coelha! Antes de a adquirir pesquisei muito sobre coelhos anões... eu discordo em algumas coisas, mas concordo com outras! O facto do coelho estar sempre na gaiola é stressante sim, e não é nada bom para eles, imaginem-se num local fechado e reduzido?! Ninguém com certeza iria gostar! Mas há solução - os coelhos podem ser soltos durante umas horas por dia... eles dão pulos de alegria, deitam-se todos esticados e felizes! A minha coelha por exemplo! :) O coelho tem afecto pelos donos sim, e gostam de receber carinho, mas com moderação e sem insistências, a minha coelha, por exemplo,come na minha mão, sobe para o meu colo e brinca com a minha mão. Quanto a isso das doenças é relativo...basta ter cuidados ao limpar a gaiola e até mesmo o coelho e atenção - NUNCA DAR BANHO! Estes pequenos animais são mesmo muito frágeis, não gostam de barulho, que o peguem sem mais nem menos, é lógico que só se deve adquirir um coelho, pessoas que estejam preparadas para o receber e cuidar e mais importante que tenha paciencia e algum tempo! A minha coelha já estando comigo a algum tempo nunca reage bem quando vou pegar nela, mas isso acho que são quase todos. Eu gosto muito de a ter comigo, e acho absurdo pessoas abandonarem animais sejam eles quais forem...mais ridículo ainda aquelas pessoas que compram o coelhinho na pascoa e mais grave ainda da-lo a crianças! Este animal não é nada adequado para crianças e quando uma criança está perto de um animal deve ter sempre um adulto a supervisiona-la, porque os animais (sejam eles quais forem) não atacam porque querem, mas sim por medo e para se defenderem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/1/13 01:39

      Pode dar banho sim. Desde que seja morno, com xampu suave. Não lave a cabeça nem as orelhas. Seque-o com secador, após a passada da toalha. Segure-o com suavidade sem apertar. Eles se acostumam. No campo, eles pegam chuva, não é mesmo? Então? Por quê não poderia tomar um banho de caneco morno e relaxante? Depois do banho, qualquer umidade que ficar, ele vai lambendo e tudo fica bem. Já fiz isso.

      Excluir
  58. eu tenho 6 coelinha são todas fofas e carinhosas viven soltas q nen cachorro e aman carinho entran em casa cando queren e a hora q quiserem quem disse4 q coelho ñ e um bom animal de extimação ñ da trabalho e é até mais pratico q cachorro e isso q elas pensam q são cachorro hein,....

    ResponderExcluir
  59. Anônimo9/6/12 08:34

    Olha, eu tenho dois coelhões e são excelentes animais de extimação. São diferentes de gatos e cachorros e eles tem a personalidade bem forte. Um dos meus adora carinho, fica o tempo todo pedindo. O outro ama bagunça. Eles vivem no quintal, dentro da minha casa, dormem comigo. E aprenderam um m onte de coisas, atendem pelo nome. Acho que as pessoas devem pesquisar antes de adquirir este animalzinho, assim como devem pesquisar antes de adquirirem um cachorro ou gato. É muito comum ter abandonos de gatos e cachorros também. Só digo uma coisa, eu sempre vou ter coelhinhos, e estou quase adotando o quarto.

    ResponderExcluir
  60. AMO MEU COELHO ELE E MUITO INTELIGENTE NAO MEDA TRABALHO

    ResponderExcluir
  61. OLHA GENTE TENHO UMA COELHINHA, CHAMA-SE LOLA ELA É MUITO CARINHOSA COM TUDOS DA CASA,MAIS FAZ CÔCÔ E XIXI POR TODO CANTO COME SUAS PLANTAS E ROI AS COISA DENTRO DE CASA.É MUITO COMPLICADO CRIAR EM ESPAÇO PEQUENO COM POUCA VENTILAÇÃO POIS SEU XIXI TENHE CHEIRO BASTENTE FORTE. O IDEAL É CRIAR O BICHINHO EM ESPAÇO GRANDE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se castrasse o seu coelhinho o xixi e não iria cheirar tanto aliás o cheiro acaba!! E se deixasse feno s vontade ela não iria detonar sua casa.

      Excluir
    2. Anônimo5/1/13 01:45

      Espaço pequeno? Hmm! Concordo plenamente. Precisas de um quintal. Não precisa ser uma fazenda. Apenas um quintalzinho com uma toca feita em argamassa, parecida com uma casa de joão-de-barro. Ponha um pouco de palha de capim dentro. Um ralo ou calha de escoamento é o lugar que eles preferem fazer suas necessidades. Jamais dê serragem de madeira industrializada para eles ou ponha ao alcance. Tem veneno! Dê-lhe alface, cenoura, couve-flor, cereais e arroz crus, canjiquinha, etc. Eles adoram.

      Excluir
  62. O meu coelhinho Gigio adora colo... Ele dança, conversa, brinca, lambe... é um adorável animal de estimação :)

    ResponderExcluir
  63. Oi pessoal! Então, coelhos podem sim ser animais de estimação excelentes... a minha adora assistir TV no sofá, pula na cama pra dormir conosco, come na mão e dá beijinho. Isso sem falar que ela aprendeu desde filhote a usar uma caixinha higiênica pra fazer suas necessidades... Lógico que todo bichinho tem seus instintose suas necessidades, ela gosta de cavar buracos no quintal e mordiscar objetos de couro, isso tem que cuidar sim... mas acredito que é como criar qualquer bichinho doméstico, você vai ensinando aos pouquinhos com amor e paciência o que pode e o que não pode fazer... quanto a ensinar coelhos, funciona mais ou menos como os gatos, eles não gostam de barulhos altos, é uma boa forma de interromper um comportamento indesejado.. Agora, o que eu realmente acredito é que TODO animal criado com carinho vai ser amável e manso, ninguém gosta de violência não é mesmo? E essa história dos 6 m² quem foi que inventou??? Isso é o tamanhho de um quarto pequeno.. pra mim, é um absurdo confinar qualquer animal de estimação num espaço tão mínimo!

    ResponderExcluir
  64. olha gente tambem eu tenho uma coelinha q se chama Kyara e ela fas é se divertir muito la em casa e quando eu vou para minha piscina ela me segue e eu ñ acho q dá trabalho e pelomenos a minha ñ dá muito trabalho ela tem o lugar de faser xixi e coco e meu epaço e bem grande mais agora eu discordo agente ñ pode ter um animausinho na pascoa eu t5enho ela ja faz 3 meses e isso ta sendo uma idiotise q ñ pode criar coelho e eu acho q deveria sim!!!

    ResponderExcluir
  65. Boa noite! Estou com um coelhinho de seis meses no meu apto, chegou aqui com 45 dias, já desmamado, comendo super bem a ração. Junto compramos um grande viveiro, onde coloquei no fundo um tapete higiênico e flocos de pinus para absorver o odor da urina. Não levou duas semanas e ele já estava fazendo suas necessidades no local. Foi muito rápida a adaptação. Tenho duas filhas, ele sempre fica por perto, brincando, adora colo....já chegou a dormir quase uma hora no meu colo! Como ele fica num espaço próprio para ele....tirei as plantas do local e deixei alguns brinquedos de madeira, sem pintura para que ele pudesse roer, tinha uma pequena estante de madeira que também "doei" para ele! Me surpreendi com esse animal, pois sempre tive cachorros, os coelhos são mais limpos, fáceis de se adaptar, silenciosos para quem mora em apartamento e de baixo custo! Eu aprovo sim!

    ResponderExcluir
  66. Esse veterinário não sabe NADA sobre coelhos. Meu coelho AMA carinho e é o melhor animal de estimação que já tive

    ResponderExcluir

LEIA AQUI ANTES DE DEIXAR SUA MENSAGEM -

Deseja adotar ou mais informações sobre um animal anunciado?

Então entre em contato direto com a pessoa responsável. O telefone ou e-mail aparecem sempre destacados no final de cada postagem. Eu faço somente a divulgação, nenhum desses animais está comigo. No caso de outros assuntos que exijam resposta, deixe seu e-mail para contato. Não damos retorno por telefone.