quinta-feira, 15 de maio de 2008

Atenção moradores do Campo Belo e imediações: tem um assassino de animais à solta na região

Assassino de gatos à solta no Campo Belo* (bairro da zona sul de São Paulo)

* Reportagem do Jornal da Tarde de 14 de maio de 2008, disponível no endereço http://txt.jt.com.br/editorias/2008/05/14/ger-1.94.4.20080514.25.1.xml

Pelo menos 11 felinos foram envenenados. Pássaros também foram encontrados mortos

Marici Capitelli

Existe um assassino de gatos e pássaros à solta no Campo Belo, na Zona Sul. Na última semana, segundo os moradores, 11 felinos foram envenenados, outros três estão desaparecidos e pelo menos 20 rolinhas e várias pombas foram encontradas mortas na Rua Unapitinga, uma via tranqüila e arborizada com segurança 24 horas. Com medo, os donos de animais estão prendendo seus bichos dentro de casa já que ninguém sabe quando o assassino pode agir novamente. Boletim de ocorrência já foi registrado e uma viatura da Polícia Militar tem feito rondas constantes no local a a pedido da comunidade. 'Foi terrível ver como os nossos animais sofreram para morrer', contou a gerente administrativa Marta Campos, 51 anos, dona dos gatos Frajola, Lucas, Mimi, Cindy, Aninha e Jojo, que foram assassinados. Os corpos dos bichanos - que eram castrados e dóceis - foram encontrados com sinais de envenenamento no quintal da casa e na rua. O primeiro gato apareceu morto na noite de segunda-feira da semana passada. Depois, a cada dia um novo felino era envenenado na vizinhança. 'Além dos gatos, encontrávamos rolinhas e pombas caídas pelas ruas. Os vigias e os próprios moradores recolhiam as aves mortas. O que não sabemos é se a pessoa as assassinou propositalmente ou se ingeriram o veneno colocado para os gatos', disse Ana. Segundo os moradores, nenhum cachorro da rua foi atacado. 'Moro aqui há 40 anos e nunca passamos por isso. Fiquei muito triste, tanto pelos bichinhos indefesos quanto pelos meus vizinhos', afirmou Francisco Moradei, 75 anos, que não tem animais, mas está solidário aos amigos.

Processo doloroso
A veterinária Ana Catarina Von Sydow atendeu parte dos gatos assassinados. Segundo ela, está confirmado que a morte ocorreu por envenenamento. Entretanto, não foi possível definir o produto usado. Ela explica que os animais sofreram muito para morrer. 'Inicialmente, os gatos ficam muito agitados, como se tivessem uma convulsão , têm diarréias e vômito. Na seqüência acabam morrendo por parada respiratória. É um processo muito doloroso'. Os moradores estão atentos para descobrir o assassino. 'Vamos encontrá-lo e ele terá de responder. Tamanha atrocidade não pode ficar impune', afirmou um morador. Matar animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA AQUI ANTES DE DEIXAR SUA MENSAGEM -

Deseja adotar ou mais informações sobre um animal anunciado?

Então entre em contato direto com a pessoa responsável. O telefone ou e-mail aparecem sempre destacados no final de cada postagem. Eu faço somente a divulgação, nenhum desses animais está comigo. No caso de outros assuntos que exijam resposta, deixe seu e-mail para contato. Não damos retorno por telefone.